Festas juninas pelo mundo: conheça 3 países que também têm comidas típicas, danças e fogueiras

Descubra quais países além do Brasil celebram as festas juninas e quais são as tradições de cada um deles.

(Foto: Reprodução)

Muitas pessoas aguardam o ano inteiro pelo mês de junho, quando ocorrem as famosas festas juninas. Neste mês, comemora-se o dia de São João, no dia 24, mas também há outros santos que fazem parte da celebração, como Santo Antônio, no dia 13 de junho, e São Pedro, no dia 29.

No entanto, apesar de ser uma comemoração brasileira, é possível encontrar outros países que também realizam algumas festas nesse mesmo estilo.  

Acredite você ou não, mas outros lugares pelo mundo também comemoram essa data tão amada pelos brasileiros, que conta com uma culinária espetacular e muitas tradições. Mas, agora, sem mais delongas, vamos direto ao assunto: países que também fazem suas festas juninas.

Países que também fazem festas juninas

1. Canadá

O Canadá faz parte desse grupo, no entanto, as festas juninas acontecem somente em cidades que receberam colonização dos franceses. Assim, na cidade de Québec, por, exemplo, é possível acompanhar um desfile anual de rua.

Há também uma variedade de músicas feitas com instrumentos de sopro, acrobacias e bonecos enormes representando indivíduos relevantes para a cidade. Porém, não podemos deixar de lado a fogueira e danças típicas, além de churrascos e fogos de artifício para fechar a celebração em grande estilo.

2. França

Apesar de muitos não terem conhecimento disso, a famosa dança de São João teve origem na França. E lá, essa comemoração é conhecida como “Fête de la Saint-Jean” (Festa de São João).

As festividades que ocorrem na França incluem até mesmo uma fogueira, a fim de relembrar e homenagear João Batista.

3. Noruega

Por fim, temos a Noruega. Isso aí, você não leu errado. A Noruega também está inclusa nessa lista de países que comemoram esse feriado incrível e amado por muitos. Contudo, lá a comemoração é chamada de “Sankthans”.

Toda vez que esse feriado acontece, o povo se reúne e prepara várias comidas típicas da região, como cachorros-quentes e até mesmo arroz-doce. Porém, o que não pode faltar mesmo é a fogueira.

você pode gostar também