Para homens também: Fazer xixi sentado é a maneira fisiologicamente correta
Para homens e mulheres, fazer xixi sentado permite o relaxamento total da bexiga.
Nem todas as atividades diárias que fazemos com o nosso corpo são benéficas a ele. Por exemplo, sentar com má postura pode ser algo comum, e muitas vezes imperceptível, mas essa prática vai desencadear problemas.
Outro exemplo muito comum é urinar ao tomar banho. Isso porque muitos especialistas apontam os danos relacionados com o ato de fazer xixi em pé.
Fazer xixi sentado é a melhor forma
Pode parecer algo prático e normal que, durante o banho, as pessoas façam xixi. Porém, o nosso corpo não está preparado fisiologicamente para isso. Principalmente para as mulheres, pois o corpo dos homens possui maior adaptação, mas ainda assim fazer xixi sentado é a melhor opção.
Conforme os especialistas, o nosso assoalho pélvico só consegue relaxar completamente quando estamos sentados, e é nessa posição que a bexiga esvazia por completo.
A necessidade de esvaziar totalmente a bexiga é para reduzir os problemas relacionados ao acúmulo de bactéria na região. O esvaziamento incompleto faz com que as bactérias se mantenham na bexiga e, com o tempo, levem a infecções em todo o trato urinário.
Outros estudos apontam que essa prática pode danificar alguns nervos importantes para a continência. Isso porque, ao fazer o xixi em pé com a presença de água (no caso, a do chuveiro), o seu corpo pode associar esses momentos à liberação da urina.
Como quando estiver com a torneira aberta, com o barulho de água corrente. Esse fato acaba reduzindo o controle da bexiga, necessitando de um futuro acompanhamento médico.
Algumas mulheres costumam não sentar para evitar contato com o vaso em banheiros públicos e o mesmo pode acontecer com a bexiga. Na posição suspensa, o assoalho pélvico também não consegue relaxar completamente.
Dentre esses fatores e danos relacionados com o fazer xixi em pé, há alguns fatores positivos que apontamos. Alguns pesquisadores e estudiosos afinam que o xixi durante o banho não deve ser realizado habitualmente para evitar problemas à saúde.
Porém, em alguns momentos, pode ser uma boa maneira de economizar água. Dessa maneira, você evita o gasto da descarga antes do banho. Mas lembre-se de que existem outras maneiras de economizar água!