Fazer perguntas em uma entrevista? Veja dicas que podem te ajudar a garantir AQUELE emprego
Quais são os melhores assuntos para se falar em uma entrevista de emprego? Confira.
Entrevistas de emprego podem ser estressantes e se tornar um verdadeiro desafio para os candidatos. Muitas vezes, os entrevistados focam em respostas prontas e rápidas e acabam esquecendo de fazer questionamentos importantes ao entrevistador.
Essa posição de bom questionador pode ser exatamente o que vai garantir ao entrevistado o destaque necessário para o cargo desejado. Pelo menos é o que diz a coach de carreira Natalie Fisher, exemplo de sucesso no ramo empresarial.
A coach se destacou por conseguir um aumento de R$ 60 mil em um de seus empregos. Hoje, dá dicas a candidatos que também querem crescer no meio empresarial. Ela acredita que a indagação é uma grande forma de destaque nas entrevistas de emprego.
“Se o contratado conseguisse algo que o surpreenderia, o que seria?”. Essa é a pergunta que Fisher sugere que os candidatos sempre façam. Ela diz que já ajudou muitas pessoas a se destacar por meio desse simples questionamento.
Como essa pergunta pode ajudar?
Natalie acredita que, ao questionar dessa forma, o candidato se mostra uma pessoa estratégica e que traça planos para a empresa. A pergunta também destaca uma autoconfiança com sua personalidade, muitas vezes reprimida em processos seletivos.
Caso o entrevistador não tenha resposta para a questão, abre-se espaço para pensamentos e discussões. Além disso, é possível pensar que a pessoa que pergunta isso se preocupa em demonstrar o máximo de si, deixando de fazer o básico.
O que fazer nesse espaço de tempo?
Atente para o que o gerente de contratação vai responder. Isso porque essa resposta pode mostrar o posicionamento da empresa quanto aos planejamentos, se há espaço para crescimento e se é valorizado o pensamento criativo e individual.
Fisher explica que perguntas como essa podem destacar as experiências do entrevistado. Desse modo, caso o entrevistador mencione uma meta atingida em algum emprego, haverá uma brecha para compartilhar essa experiência, mostrando sua habilidade em atingir metas.
A coach ainda dá dicas para o caso de nunca ter atingido esse tipo de meta. Nesse caso, pode-se acompanhar a entrevista com perguntas que ainda demonstrem seu interesse.
Saiba se esse trabalho combina com você
Assim, no caso de uma resposta negativa do gerente, pode-se concluir que o ambiente de trabalho é limitante, sem crescimento. Por isso, lembre-se de sempre perguntar se será feliz na empresa, como Natalie indica.