Falhas no Instagram e Facebook afetam usuários; entenda
Os erros nos aplicativos ocorreram em vários países da América Latina.
Muitos usuários das redes sociais na América Latina tiveram um contratempo na última quarta-feira, 8: os aplicativos do Instagram e Facebook não funcionavam. Essas falhas foram diagnosticadas pelo Downdetector, plataforma responsável por relatar problemas em vários aplicativos no mundo.
Esses aplicativos da Meta apresentaram falhas em vários países da América Latina, como Argentina, México, Colômbia, entre outros. Os usuários dessas plataformas relataram problemas com o carregamento da página ao acessar os aplicativos pelo celular.
Desde o começo da manhã, o Instagram e o Facebook apresentavam falhas a nível mundial, inviabilizando a comunicação de vários usuários. Esse problema afetou sobretudo pequenas empresas e influenciadores que utilizam essas plataformas para fazer publicações, anunciar e vender produtos.
Usuários do Brasil também tiveram alguns problemas com a plataforma ao longo do dia.
Possíveis diagnósticos do Instagram e Facebook
É possível que essas falhas possam estar relacionadas a novas alterações e atualizações dos aplicativos. De acordo com a Downdetector, o Instagram apresentou 47% de falhas de publicação, 31% dos usuários reportaram erros de iniciação e os outros 22% relataram erros no aplicativo em si.
Já o Facebook reportou que 57% das falhas estão relacionadas ao carregamento da página no celular e computador, 22% indicaram problemas no aplicativo e os 14% restantes relataram problemas com o site da internet.
Até o momento, o diagnóstico da falhas no Instagram e Facebook já excluiu a possibilidade de ser algo relacionado à velocidade da Internet. Um recurso que os usuários podem usar nesses casos é reiniciar o aparelho ou esperar um tempo para que os aplicativos se normalizem.
Falhas no Twitter
Outra plataforma que também apresentou falhas na América Latina, além do Instagram e Facebook, foi o Twitter. Segundo o Downdetector, mais de 120 pessoas relataram problemas com a plataforma. Algumas das reclamações dos usuários eram a impossibilidade de tuitar, retuitar e comentar publicações.
As falhas estavam relacionadas a problemas com a publicação de tweets (49%), quedas no site (45%) e no carregamento do aplicativo para celulares e computadores (7%).