Falhas graves em carros elétricos preocupam motoristas no Reino Unido

Relatos levantam preocupações sobre a segurança e confiabilidade dos veículos.

Motoristas no Reino Unido têm relatado incidentes alarmantes envolvendo carros elétricos, levantando preocupações sobre a segurança e a confiabilidade desses veículos.

Os incidentes recentes incluem alegações de aceleração não autorizada e travamento de portas, destacando uma tendência crescente de problemas tecnológicos em carros elétricos.

Uma das histórias mais notáveis envolve uma médica, Ravpreet Kaur, que é proprietária de um BMW iX, avaliado em £80.000, o que corresponderia a R$ 426.097,57 na moeda brasileira.

Kaur afirma que o piloto automático de seu veículo se ativou inesperadamente, resultando em uma aceleração descontrolada, um perigoso ziguezague pela estrada e, por fim, um acidente grave.

A BMW nega veementemente as alegações, intensificando um debate sobre a segurança dos carros elétricos no Reino Unido.

Outro incidente relatado envolveu Brian Morrison, de Glasgow, que alegou ter sido “sequestrado” por seu MG elétrico. Este não reduziu a velocidade e o forçou a colidir controladamente contra a traseira de uma van policial.

Imagem: Shutterstock/Reprodução

Um relato assustador

Ravpreet Kaur, residente de Uxbridge, no oeste de Londres, estava levando seu filho para a escola quando seu BMW iX ativou, de forma inesperada, seu assistente de motorista, o controle de cruzeiro.

O carro acelerou de 50 mph (80 km/h) para mais de 65 mph (105 km/h) por conta própria, enquanto os sensores da faixa esquerda apresentavam falhas.

Kaur relatou: “Parecia que o carro estava lutando contra mim. Tentei direcioná-lo para a esquerda para evitar que o carro entrasse na área central gramada. O carro começou a ziguezaguear na estrada, e os freios não funcionavam. Eu não tinha controle sobre ele.”

Ela ficou tão traumatizada com a experiência que se recusou a dirigir ou levar seu filho em seu outro carro elétrico. A BMW contestou as alegações, alegando que o veículo estava viajando a 70 mph (113 km/h).

O motorista pressionou o acelerador até 4,5 segundos antes do impacto a 23 mph (37 km/h). A empresa nega que o veículo tenha acelerado por conta própria ou que os freios tenham falhado.

Outros casos de problemas

Outros proprietários de carros elétricos relataram problemas semelhantes. Chloe Scott-Moncrieff e Oli Jones, um casal de Hampshire, mencionaram que seu Hyundai Ioniq 5 começou a drenar espontaneamente sua bateria de 12 volts.

Além disso, as portas traseiras do carro trancaram inesperadamente, criando situações desconfortáveis e perigosas.

Esses incidentes ressaltam as preocupações dos motoristas em relação à confiabilidade e à segurança dos carros elétricos, à medida que a tecnologia avança rapidamente no setor automobilístico.

A Hyundai afirmou que não conseguiu replicar ou diagnosticar o problema específico, mas substituiu a bateria e a fechadura da porta como precaução.

Os casos em que os carros elétricos parecem assumir o controle de forma inesperada levantam questões sobre a regulamentação e os padrões de segurança em relação a esses veículos autônomos e semiautônomos.

Os incidentes relatados de falhas tecnológicas em carros elétricos no Reino Unido destacam preocupações significativas sobre a segurança e a confiabilidade desses veículos.

Os fabricantes negam a existência de problemas, mas os casos continuam a surgir, levando a um debate sobre a regulamentação e os padrões de segurança para carros autônomos e semiautônomos.

A tecnologia avançada dos carros elétricos enfrenta desafios significativos à medida que o setor continua a evoluir.

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