Facebook pensa em ‘’imitar’’ o TikTok; entenda

A maioria das grandes redes sociais estão lançando serviços de vídeos curtos justamente por observarem o sucesso estrondoso do TikTok

A maioria das grandes redes sociais estão lançando serviços de vídeos curtos, essa ideia vem diretamente do sucesso obtido pelo TikTok. Entretanto, um executivo da plataforma diz que pode ser um perigoso caminho.

Leia mais: TikTok: Tela sem botões poderá ser aderida pela plataforma

O Presidente das soluções de negócios globais do TikTok, Blake Chandlee, utilizou o Facebook como um exemplo:

“Eles construíram todos os seus algoritmos com base no gráfico social. Essa é a sua competência central. A nossa não”, explica. Blake prestou seus serviços ao Facebook por 12 anos e entrou para a equipe do TikTok em 2019.

Ainda citando Chandlee, se o Facebook tentar copiar o TikTok, terá problemas e, provavelmente, oferecerá uma experiência inferior. O TikTok é visto internamente como uma plataforma de entretenimento e isso seria uma diferença significativa.

Facebook vai copiar o TikTok?

O chefe de aplicativos do Facebook, Tom Alison, crê que a rede social do TikTok esteja roubando cada vez mais participação do Facebook. No início de 2022, Mark Zuckerberg acabou reconhecendo o poder de competição e disse:

“É por isso que nosso foco em Reels é tão importante a longo prazo”.

O Facebook estaria desenvolvendo um plano para se tornar mais parecido com ’’seu rival’’, fazendo a recomendação do conteúdo ainda que não seja compartilhado por amigos. O Facebook e o Messenger seriam conectados novamente, seria uma imitação à funcionalidade das mensagens do TikTok.

Tom Alisson crê que o Facebook não percebeu “o quão social esse formato pode ser“. Entretanto, um grupo de funcionários, assim como o próprio chefe de aplicativos, já demonstraram preocupações de que a empresa estaria adotando uma atitude muito agressiva e arriscando perder a sua essência original

“Eles simplesmente não vão ter isso [a experiência do TikTok] no Facebook, a menos que o Facebook se afaste completamente de seus valores sociais, o que eu simplesmente não acho que vá acontecer”, diz Alison.

A Meta está fazendo um tipo de experimento com formato de feed de vídeos no Instagram, a partir da plataforma Reels. O Facebook também possui essa funcionalidade e seus usuários podem postar vídeos curtos pelo computador.

você pode gostar também