in ,

Facebook é processado e pode ser obrigado a vender Instagram e WhatsApp

001 4
capa 5

A empresa Facebook foi processada por um grupo de 48 estados americanos, em uma ação conjunta com a Federal Trade Comission (FTC), sendo acusada de práticas anticompetitivas nos Estados Unidos, caso que envolve as compras do Instagram e do WhatsApp.

O processo pede que a empresa cancele as aquisições do Instagram e do WhatsApp, transformando-os em outras empresas independentes, além de exigir que a tech solicite aprovação para futuras fusões e aquisições.

O Facebook também é acusado de usar seu poder e o alcance de sua plataforma para reprimir desenvolvedores de softwares independentes, que ficariam proibidos de criar tecnologias semelhantes.

Facebook e a acusação de monopólio

facebook

Letitia James, que é procuradora-geral do Estado de Nova York, e liderou a investigação contra a companhia em pararelo com agências federais declarou:

Por quase uma década, o Facebook usou sua dominância e monopólio para esmagar rivais menores e se livrar da competicão, tudo às custas dos usuários diários.

Em conversas gravadas e divulgadas ano passado, Zuckerberg, em reunião com funcionários do Facebook, afirmou que “se alguém ameaça algo tão existencial, você entra no ringue e luta”. Mark possivelmente se refere à campanha da então pré-candidata democrata Elizabeth Warren, que advogava pela quebra dos gigantes de tecnologia como pauta política.

Mais notícias em breve.

capa 4

HBO fará reboot de True Blood

capa 6

Obi-Wan Kenobi | Hayden Christensen retornará como Darth Vader na série