Fique de olho! Estes 9 alimentos são PROIBIDOS para seu animal de estimação
Estes alimentos podem causar graves problemas de saúde no seu bichinho. Confira a lista!
Quem tem um pet sabe como é importante cuidar do bem-estar desses amiguinhos. Além disso, a comida também é mega importante para estes companheiros que estão sempre com seus donos, como parte da família.
Porém, existem alguns alimentos que você deve simplesmente evitar para que seus animais de estimação não passem mal, ou não venham a ter problemas de saúde ainda piores.
Especialistas afirmam que algumas dessas comidas podem até causar a morte desses bichinhos por arritmias e problemas neurológicos. Confira essa lista com 9 alimentos que você deve evitar que seus pets tenham contato.
1. Alho
Por mais que o alho tenha propriedades incríveis para os humanos, o mesmo não acontece com os cães e gatos. Isso porque ele tem um elemento chamado tiossulfato, que não é processado pelo sistema desses animais. Sendo assim, isso causa um quadro grave de anemia que pode levar o bichinho a óbito.
2. Chocolate
Esse já é bem conhecido, mas é sempre importante relembrar para que seus pets fiquem longe do alimento. O doce contém teobromina e cafeína, o que pode ser um grande problema para os cachorros, já que seu sistema não consegue processar essas substâncias de forma correta.
Assim, o consumo de chocolate pode causar vômito, diarreia e pancreatite, além de arritmias e problemas neurológicos.
3. Xilitol
O nome pode parecer estranho e confuso, mas se você consome alimentos diet e light, significa que você já sabe do que se trata. Isso porque o xilitol é uma substância presente neste tipo de alimento, porém, pode levar o seu animal a ter uma hipoglicemia muito grave e, como consequência, convulsões e atordoamento.
Portanto, evite o contato com esse tipo de comida para proteger seu bichinho.
4. Milho na espiga
Enquanto os humanos se divertem comendo aquele milho amarelo e suculento na espiga, se seu cãozinho ou gatinho fizer o mesmo, as coisas podem ficar feias. O milho na espiga pode causar grandes problemas para o seu amigo caso ele engula depois de mastigar, então, nem pense em dar esse alimento para ele.
5. Fígado
Por mais que pequenas porções não façam mal, você deve evitar esse alimento em grandes quantidades. O fígado tem vitamina A, que em grandes quantidades pode causar deformações nos ossos dos animais e anorexia. Em casos bem raros, mas existentes, o bichinho pode vir a óbito. Por isso, fique atento às quantidades dessa carne que você dá para seu pet.
6. Uvas e uvas passas
Se você tem o costume de dar uvas ao seu pet porque nunca aconteceu nada, pare imediatamente. As uvas, inclusive as passas, podem causar falência renal em qualquer quantidade oferecida ao seu bichinho. Isso porque elas contam com uma substância chamada salicilato, o que causa diminuição do fluxo sanguíneo nos rins do animal.
7. Café
Por conta da cafeína, oferecer essa bebida ao seu animal pode fazer com que o coração dele dispare bem mais rápido que o normal. Isso acontece porque o café estimula o sistema nervoso central do bichinho, e pode trazer grandes complicações para ele. Além disso, um dos sintomas que a cafeína causa são vômitos, por isso fique atento.
8. Macadâmia
Por conta de uma toxina desconhecida presente na macadâmia, bastam cinco dessas nozes para matar um cão ou um gato. Entre os sintomas que a macadâmia causa nos animais, estão: convulsões, vômito, fraqueza, tremores e dores abdominais.
Além disso, existem registros de paralisia depois do consumo dessa noz, então é importante evitar que seu animal chegue perto dela.
9. Salmão cru
Apesar da forma cozida ser um bom aperitivo para os bichinhos, nunca, em hipótese alguma, ofereça salmão cru para eles. Isso porque você pode estar colocando seu pet em risco com a doença do envenenamento por salmão. Ela é causada por parasitas e é bem parecida com a parvovirose.