Será que é possível pensar sem usar uma linguagem específica?
Você parou para pensar se existe a possibilidade de pensar sem o uso da linguagem? Entenda a seguir esse debate filosófico!
“Penso, logo existo”, a frase icônica do filósofo René Descartes nos mostra que o pensar é inerente à condição humana. Desde o início do pensamento filosófico, uma questão debatida entre os filósofos é se existe a possibilidade de ter um pensamento sem uma forma estruturada de comunicação.
A resposta para esse questionamento não é nada simples. Muitos estudiosos da área acreditam que ter um meio sistêmico de comunicar sentimentos e ideias é necessário para o desenvolvimento de um pensamento.
Contudo, é necessário recordar que crianças pequenas não possuem uma linguagem completa e mesmo assim pensam e decidem.
Além disso, há pessoas surdas que ainda não entraram em contato com métodos de expressão (gestual ou falado), mas que também pensam antes mesmo de desenvolver um forma de se comunicar.
Será que existe a possibilidade de pensar sem o uso da linguagem?
Ao que tudo indica, essas circunstâncias estão ligadas ao uso do pensamento visual, que possui como base imagens ao invés de conceitos e palavras. Podendo ser uma abordagem alternativa para realizar tarefas.
Outro argumento válido nesse debate é que não ter o conhecimento de um modo estruturado de comunicação pode ser limitante. Pois é por meio disso que criamos abstrações. Sem isso, nossos pensamentos estariam limitados a experiências e percepções sensoriais.
Nesse sentido, é importante ressaltar que a relação entre pensamento e linguagem não possui uma direção única, pois ambos se influenciam de forma mútua. Esse processo cognitivo possibilita a criação de palavras e expressões, evoluindo as nossas maneiras de se expressar.
Em síntese, essa questão da possibilidade de ter pensamentos sem qualquer tipo de linguagem não tem uma resposta simples. Apesar de ter evidências que sustentam essa possibilidade, uma estrutura sistêmica de organização e categorização do mundo é fundamental para que possamos nos comunicar de maneira eficiente.
Diante do exposto, acreditamos que a resposta mais apropriada seja que as linguagens, de modo geral, são uma ferramenta poderosa, que nos permitem moldar e expressar nossos sentimentos e nossa visão de mundo.