Ex-bombom: Sonho de Valsa deixa de ser bombom após 85 anos no mercado, saiba mais
Recentemente, uma decisão da famosa empresa de chocolates brasileiros "Lacta", intrigou os consumidores por tirar a definição de 'bombom' do 'Sonho de Valsa'. Entenda!
Mudanças em mercadorias são extremamente comuns na indústria. Sejam nos nomes, ingredientes, formas de preparo, embalagem ou até mesmo na designação desse produto, todas elas têm um motivo implícito em comum: o lucro da empresa.
Este é o maior objetivo de todos os produtores, por isso, suas estratégias são variadas e muito bem planejadas para serem os meios certos para esse fim.
Recentemente, um caso de mudança na definição de um dos produtos mais conhecidos do Brasil repercutiu por toda a internet e intrigou os consumidores, que ainda questionam o motivo dessa alteração.
A notícia se refere a uma decisão tomada por uma das maiores marcas brasileiras de produtos alimentícios, focada especialmente no ramo do chocolate, a famosa “Lacta”.
‘Sonho de Valsa’ não é mais um bombom!
A marca mais famosa produtora de um dos doces mais consumidos pelos brasileiros alterou a característica fundamental de sua mercadoria no ano passado, sem que muitos consumidores soubessem. Ou seja, você provavelmente pode estar comprando um produto achando que é outro.
Após 85 anos no mercado, o “Sonho de Valsa” mudou sua nomenclatura e não é mais considerado um bombom, pelo menos nos termos técnicos e legais. Agora, por decisão da companhia proprietária da Lacta, “Mondeléz Internacional”, o famoso chocolate passa a ser chamado de “wafer”.
Motivo da decisão
Com essa alteração, a empresa deixará de pagar tributações. Os bombons recebem um Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de 5% no nosso país, porém, os biscoitos conhecidos como ‘wafer’ têm tributo zero, pois são classificados como “Produtos de pastelaria, padaria ou da Indústria de bolachas e biscoitos”.
Outras empresas tiveram a mesma ideia
Essa estratégia já foi adotada por outras empresas do mesmo ramo, mesmo sem alterar as receitas. O ex-bombom “Serenata de Amor”, da “Garoto”, também mudou seu título para wafer há 2 anos. Já o McDonald’s, deixou de pagar ao Estado as tributações de PIS/Cofins a partir deste ano, ao mudar a classificação de seus sorvetes, para ‘bebida láctea’.