Evite constrangimento: conheça 7 palavras que você talvez use da forma errada

Há uma importância em corrigir os erros linguísticos comuns que muitos cometem ao falar ou escrever, mesmo que sejam recorrentes.

Certamente, a linguagem é uma ferramenta poderosa e que nos permite comunicar e expressar nossos pensamentos e ideias. No entanto, é comum que as pessoas cometam erros ao falar ou escrever certas palavras, muitas vezes sem perceber.

Embora a verdade seja que muitas palavras são faladas ou escritas de forma incorreta, isso não significa que esses erros devam ser ignorados ou considerados normais.  

A correção adequada desses equívocos é fundamental para manter a clareza e a precisão na comunicação, além de preservar a riqueza e a integridade da língua.  

Sendo assim, trouxemos sete exemplos de palavras normalmente encontradas com algum erro ortográfico ou com uma pronúncia equivocada. Vamos conferir quais são? Veja a seguir!  

7 palavras que são pronunciadas ou escritas de forma incorreta

1. Cadarço

A primeira palavra que pode ser muito comum tanto no falar quanto no modo de escrever é “cadarço”. Acredite ou não, muitas pessoas acabam pronunciando essa palavra como se fosse “cardaço”.  

2. Iogurte  

É verdade que a pronúncia e a escrita correta da palavra “iogurte” podem gerar confusão para algumas pessoas. A palavra é frequentemente pronunciada de forma incorreta como “iorgute”. Mas a razão para isso acontecer é graças à influência de outros idiomas, além de algumas peculiaridades da Língua Portuguesa.

3. Mortadela

Outra palavra normalmente mencionada ou escrita de maneira incorreta é “mortadela”. Para muitos, essa palavra é falada com uma letra a mais, ficando “mortandela”. No entanto, não existe “n” nessa palavra.

4. Mendigo

“Mendigo” também é uma palavra que normalmente é pronunciada de forma inadequada. O uso incorreto da pronúncia “mendingo” é um equívoco comum, mas é importante corrigi-lo.

5. Umbigo

A palavra correta em português é “umbigo”, no entanto, em algumas regiões, é fácil encontrar pessoas que, ao falarem essa palavra, usam a forma incorreta e acabam dizendo “imbígo”.  

6. Sobrancelha

Em sexto lugar, temos a palavra usada para se referir aos arcos acima dos olhos, conhecidos popularmente como “sobrancelhas”. Contudo, encontrar pessoas que pronunciam “sombrancelha” é muito comum.

7. Cabeleireiro

Por último, em sétimo lugar, porém muito presente nos erros das pessoas tanto na fala quanto na escrita, está a palavra “cabeleireiro”. Muitas pessoas acreditam que a forma correta é “cabelereiro”, mas, na verdade, a palavra possui dois “i”.

você pode gostar também