Análise de ‘Homem-Aranha Sem Volta Para Casa’

Finalmente! Um dos filmes mais esperados do ano, Homem-Aranha sem Volta Para Casa é o primeiro filme do Universo Cinematográfico da Marvel a entrar oficialmente no multiverso.

ALERTA MÁXIMO DE SPOILERS!

Se no final de Homem-Aranha: Longe de Casa vimos um Peter Parker assustado por estar sendo procurado, depois que Mysterio incriminou o herói, em Homem-Aranha Sem Volta Para Casa a coisa fica muito maior e pior.

Com a direção de Jon Watts e um roteiro de Chris McKenna e Eric Sommers, No Way Home tem a grande responsabilidade de continuar desenvolvendo a história pessoal do Homem-Aranha enquanto avança a narrativa do MCU.

O filme consegue fazer isso na sua maior parte! Sem Volta Para casa é um filme incrível! Embora o multiverso pareça grande, o filme é cuidadoso em seu foco na jornada de Peter.

Peter Parker (Tom Holland) está tentando levar uma vida normal, mas ao mesmo tempo pensa em como é difícil ser um adolescente normal agora que sua dupla identidade foi divulgada publicamente. Ele é acusado e procurado por assassinato e deve se defender contra as acusações – que, graças ao vídeo bem editado de Mysterio, são bastante contundentes.

Peter então tem uma ideia: Usar magia. Para fazer isso, o Homem-Aranha vai direto pedir ajuda para o Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch), que o ajuda tentando um feitiço que apagará a identidade secreta de Peter das mentes de todas as pessoas no mundo.

Como vimos em vários trailers, as coisas não saem de acordo com o planejado e o feitiço abre as portas para o multiverso. Então, temos a chegada dos vilões de outros universos como o Doutor Octopus (Alfred Molina) do Homem-Aranha 2, Electro (Jamie Foxx) de The Amazing Spider-Man 2 e Green Goblin (Willem Dafoe) de Spider-Man.

homem aranha sem volta para casa octopus
O retorno de Dr. Octopus em Homem-Aranha Sem Volta Para Casa

Ao contrário dos outros filmes, Homem-Aranha Sem Volta Para Casa traz um Peter Parker com um senso mais profundo de responsabilidade por suas ações e com isso ele é mais capaz de tomar mais decisões.

Isso FINALMENTE o tira das sombras de seu mentor (o já falecido Tony Stark) e o coloca em seu próprio caminho. Fica claro que que o MCU está finalmente levando o Homem-Aranha mais a sério e é ótimo assistir enquanto ele tenta resolver o problema e limpar a bagunça que ele mesmo criou.

Há uma sequência incrível em que Peter sai de um problema usando geometria e é um lembrete aos fãs de como ele é inteligente sem ter que depender dos gadgets e da tecnologia que lhe foi dada por Stark em filmes anteriores.

O filme pondera que tipo de herói o Homem-Aranha é e quem ele quer ser no futuro! Será que ele é alguém que assume a responsabilidade por suas escolhas? Ele ajuda as pessoas que precisam ou as deixa para trás? Todas essas perguntas influenciam fortemente seu enredo, adicionando gravidade à sua jornada como um herói que está tentando abrir um caminho para si mesmo, por si mesmo.

‘Homem-Aranha Sem Volta Para Casa’ acerta na mosca!

Sem Volta Para Casa é como um filme do Homem-Aranha deve ser. O filme demora muito para definir todos os personagens do multiverso, mas só depois que todas as informações e introduções estão fora do caminho é que o enredo realmente começa e não pára nem um minuto!

homem-aranha sem volta para casa
Poster de Homem-Aranha Sem Volta Para Casa

O conceito de multiverso parece muito grande para ser mostrado em um só filme no início, mas Sem Volta Para Casa faz tudo funcionar de uma forma surpreendente.

O filme é bem equilibrado. Watts conduz o filme com muita ação, com uma sequência particular oferecendo efeitos visuais impressionantes (de Chris Waegner), bem como acrobacias magistralmente coreografadas por George Cottle e Hugo Duran.

Na minha opinião, Homem-Aranha Sem Volta Para Casa será considerado o filme mais divertido de todos os já feitos do Homem-Aranha.

Assistir os filmes anteriores é essencial! Saber de onde vêm os vilões que antes não eram MCU também ajuda a entender as dinâmicas do personagem e o multiverso.

Pra finalizar, foi ótimo assistir esse filme. Senti aquela alegria de fã, vi cenas de ação espetaculares e finalmente vi uma história onde o Menino-Aranha se torna o Homem-Aranha.

E SIM, teremos as três gerações de Homem-Aranha no filme Homem-Aranha Sem Volta Para Casa. Inclusive, numa cena MUITO IMPORTANTE, um dos Homem-Aranha de outro universo não deixa o Aranha do Holland cometer o maior erro de sua vida!

você pode gostar também