Estudo indica que é possível aprender enquanto estamos dormindo; confira

Pesquisa aponta os efeitos de aprendizagem durante o sono, e os resultados podem ajudar você no dia a dia.

Entre as tarefas mais importante do dia a dia de qualquer pessoa, dormir deve ser sempre uma prioridade diária. O ato de descansar, além de necessário para todo o sistema biológico, garante uma recompensadora satisfação de prazer, assim como diversas a qualidade de funções neurológicas intrínsecas para a reabilitação do corpo.

Contudo, quando estamos dormindo, o corpo não se desliga, ele apenas entra em um modo de descanso e permanece realizando suas funções primárias, como também preparando todos os nossos sistemas para um novo dia.

É possível educar o corpo apenas com boas noites de sono, horário regulado e uma boa disciplina. Os efeitos de dormir bem são sentidos já quando acordamos.

Mas você sabia que é possível aprender enquanto dormimos?

Segundo um estudo entre as Universidades de Cambridge, da Inglaterra, e da Escola Normal Superior, de Paris, é possível realizar pequenos aprendizados nos estágios iniciais do sono. Essa pesquisa consiste em relacionar palavras com animais ou objetos ao selecionar um botão em cada mão, a atividade realizada é iniciada algum tempo antes de a pessoa dormir.

Foi avaliado que, após dormir e apertar os botões, o cérebro continua receptando as informações e as disparando dentro do padrão já estabelecido. Mesmo durante algum tempo de sono, o sistema neurológico correspondia às informações já estabelecidas, a questão toda é que nesse momento o tempo de resposta se torna mais lento, porém não incorreto.

O estudo não é conclusivo em suas respostas, os indicativos apresentam que o cérebro segue sendo capaz de processar informações mesmo ao entrar em estado de sono, pelo menos ao recepcionar algumas palavras. Entretanto, não conclui que haja eficiência na aprendizagem, mas complementa outro estudo realizado na Suíça, que aponta ser possível memorizar palavras com que se tenha contato antes de dormir.

O trabalho foi realizado com 60 pessoas de língua alemã para aprender algumas palavras em holandês, o grupo foi dividido pela metade enquanto ouviam as palavras. Uma parte do grupo dormiu, enquanto a outra permaneceu acordada para ouvir as palavras, após duas horas foi feito um novo teste com todos os 60 participantes, aqueles que dormiram tiveram melhor desempenho do que os que permaneceram acordados.

Muitos estudos apresentam resultados que não são totalmente conclusivos, principalmente quando se estuda a neurologia. Aqui podemos dizer que dormir é eficiente para muitas coisas no nosso dia a dia, principalmente quando estamos em fase de estudo ou queremos aprender algo, o ato de solidificar a memória é um processo de aprendizagem natural que demanda um tempo de estudo, use seu sono como um aliado eventualmente.

você pode gostar também