Por que as estrelas vão sumir do céu nos próximos anos?
Segundo os dados, nas próximas décadas, poderemos ter carência da linda vista do céu noturno.
Se existe algo naturalmente bonito e chamativo, é o céu estrelado. Desde os primórdios da humanidade, olhamos para as estrelas para compreendermos as leis e os fenômenos que regem o Universo ou para nos guiarmos por meio das posições dos astros. Além disso, essa linda visão privilegiada é inspiração artística para várias pessoas.
Infelizmente, alguns fatores ambientais causados pelos seres humanos resultam na dificuldade da visualização dos corpos brilhantes nos céus.
A poluição da atmosfera, por exemplo, que causa mudanças climáticas e torna o céu mais cinza, principalmente em grandes capitais, é um desses fatores.
Apesar disso, outra criação humana também pode acabar de vez com o brilho das estrelas.
Por que estrelas vão sumir de vista nas próximas décadas?
Recentemente, o jornal The Guardian divulgou um estudo de astrônomos que revelou uma notícia chocante, principalmente para os fãs e apreciadores do cosmos.
De acordo com a publicação, a poluição luminosa causada pela quantidade exagerada de luzes artificiais pode ofuscar o brilho das estrelas dentro de duas décadas.
Os pesquisadores identificaram as luzes LED como as principais vilãs e atuantes na poluição luminosa. O amplo uso desse tipo de lâmpada tem aumentado a iluminação do céu em uma taxa de 10% ao ano.
Por isso, o ofuscamento das estrelas faz com que lugares hoje iluminados por 250 estrelas visíveis, por exemplo, passem para 100 nos próximos 20 anos.
Como o LED ofusca as estrelas e pode influenciar nossas vidas?
Há muito tempo, quando o LED ainda não havia sido tão popularizado e com as cidades um pouco menos desenvolvidas, era possível ter diferentes visões do cosmos. Porém, atualmente, os céus estrelados têm se tornado cada vez mais raros.
Isso não só afeta nossa admiração e capacidade de observação cósmica, mas também um pouco de nossa saúde. O estímulo da produção de melatonina, usada pelo corpo no metabolismo, é feito pela exposição às faixas quentes de luz, que não estão nesse tipo de lâmpada.
Além disso, insetos e pássaros importantes para a manutenção do ecossistema são atraídos pela energia luminosa vinda dos dispositivos LED. Por isso, muitos acabam morrendo ao entrar em contato com as lâmpadas. Contudo, mesmo que não morram, os pássaros desviam seus caminhos, pois são guiados pelo reflexo da Lua.
Uma maneira de evitar essa degradação visual seria apontar as lâmpadas para baixo, com potência suficiente para iluminar o local, sem exagero e limitando o brilho do ambiente.