A luz que brilhou no céu: conheça a história da supernova SN 1054

O segundo Sol: a visão impressionante da explosão estelar de 1054.

Tudo na vida tem um começo e um fim, e isso inclui as estrelas. A morte delas é um processo inevitável, que ocorre quando seu combustível se esgota e sua estrutura começa a se contrair, causando uma explosão conhecida como supernova.

Essa é uma das maiores explosões que podem ocorrer no universo, capaz de produzir mais energia em segundos do que o Sol em toda a sua vida.

Embora não seja um fenômeno comum de se observar, a história nos fornece exemplos de supernovas que ocorreram em épocas passadas. Um desses exemplos ocorreu em 1054, quando uma estrela explodiu e se tornou visível como uma luz brilhante no céu por vários meses.

Essa explosão, que ficou conhecida como a supernova SN 1054, foi observada por astrônomos chineses, japoneses e possivelmente por outras culturas em todo o mundo. A SN 1054 foi tão brilhante que pôde ser vista durante o dia por várias semanas e à noite por quase dois anos.

Foto: Jurik Peter/Shutterstock

A nebulosa Caranguejo

A explosão da supernova lançou uma grande quantidade de material no espaço, que consequentemente formou a nebulosa do Caranguejo, que ainda é visível hoje.

A nebulosa do Caranguejo, visível no céu desde a explosão da supernova SN 1054, tem sido uma fonte de fascínio e estudo para astrônomos em todo o mundo. Através da observação e análise, os cientistas foram capazes de calcular o ano aproximado em que a luz brilhante foi vista no céu.

Os astrônomos usaram técnicas como a medição da expansão da nebulosa e análise de registros históricos para determinar que a supernova SN 1054 ocorreu há quase mil anos. Especificamente, uma luz brilhante vista no céu foi resultado da explosão de uma estrela localizada na constelação de Touro.

A observação da SN 1054 teve um impacto significativo na compreensão das estrelas e das explosões estelares. Hoje, sabemos que as supernovas são cruciais para a criação de elementos pesados ​​no universo, incluindo aqueles que compõem a vida na Terra.

A supernova SN 1054 e outros eventos como este continuam a ser uma fonte de fascínio para astrônomos e amantes da astronomia em todo o mundo.

você pode gostar também