Estreia de ‘Pantera Negra 2’ pode ser cancelada na França; Entenda o motivo
Ao que tudo indica, devido a uma nova lei francesa, o filme terá que ficar de molho por alguns meses. Entenda os motivos dessa situação.
Os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel que residem na França podem ter uma péssima notícia no que se refere ao segundo filme do Pantera Negra. De fato, ao que tudo indica, por causa de uma lei francesa que exige um tempo de espera de no mínimo 17 meses entre os lançamentos teatrais de streaming da maioria dos filmes, a Disney está considerando seriamente pular o lançamento do longa na França. Em vista disso, o filme “Pantera Negra: Wakanda Forever“, poderá não ter sua estreia no país.
Em vista disso, caso o filme “Pantera Negra 2” não seja lançado na França, essa não será a primeira vez que a Disney terá de optar por cancelar um lançamento de um filme em vez de cumprir a lei de determinada região.
Como a Digital TV Europe noticiou em junho, a Disney transmitiu “Strange World” (intitulado “Avalonia” na França) diretamente para a França no Disney+ ao invés de ter que se preocupar em recorrer judicialmente ou protestar acerca da lei de um determinado país.
Dessa maneira, a empresa ainda fez a divulgação de um comunicado chamando essa legislação de “anti-consumidor” e dizendo que ela ignora “como o comportamento evoluiu nos últimos anos” ao mesmo tempo que diz que essa situação a “coloca em risco, aumentado para a pirataria”. De fato, você acreditando ou não, a linha de tempo que está inclusa nessa nova lei francesa é significativamente curta.
No mês de janeiro deste ano, como foi relatado pelo ScreenDaily, o país anunciou um acordo que havia alcançado com os serviços de streaming e que encurtava o período anterior – 36 meses – entre o teatro e o streaming em pouco mais da metade daquele período, totalizando 17 meses.
No entanto, uma das únicas exceções em relação a esse processo é a Netflix, que comprou uma janela um pouco menor, em torno de 15 meses, prometendo fazer um investimento de 215 milhões de dólares de forma anual no cinema e na televisão franceses.
A realidade é que muitos fãs da França assinaram o serviço de streaming da Disney+ com o intuito de poderem assistir justamente “Pantera Negra 2”. Mas, obviamente, a falta de um lançamento é um pretexto para que os cidadãos comecem a questionar essa lei, de fato.
A longo prazo, no entanto, um filme como este pode servir melhor como uma arma para usar contra as leis francesas. Mesmo sendo extremamente protetora em relação à sua indústria cultural, especialmente o cinema, o fato de a França exigir uma janela de 17 meses é um tempo muito grande para poder assistir a um filme.
No fim, a Disney provavelmente não irá sofrer muitos danos com isso, economicamente falando, tendo em vista que o filme promete ser um sucesso de bilheteria em outros locais do mundo. No entanto, para os franceses, essa certamente é uma notícia nada agradável.