Proteja-se: 5 novos crimes cibernéticos que estão vindo com TUDO em 2023
É importante estar sempre por dentro desse assunto, a fim de se proteger.
Conforme a tecnologia vai avançando, os perigos na internet também vão se aprimorando. Logo, é muito importante atentar-se a esses crimes cibernéticos. Além disso, alguns criminosos passaram a comercializar o “serviço” na internet, a essa ação ficou conhecida como “Ransomware as a Service (RaaS)”.
Além dessa nova modalidade, a internet está cheia dos famosos hackers, que conseguem facilmente roubar informações e dados de diversos sistemas e vendê-los em mercados obscuros, como na deep web. Por isso, trouxemos para você as cinco tendências de crimes cibernéticos, para que se atente e evite ser mais uma vítima.
As 5 tendências de crimes cibernéticos em 2023
1. Crimes contra a tecnologia operacional (OT)
O principal alvo dos crimes contra a tecnologia operacional (OT) são os sistemas de controle industrial (ICS). Por sua vez, esses sistemas são peças importantes nessa tecnologia. O que deixa a situação mais problemática é a possibilidade de danos físicos causados por esses crimes, além, é claro, da preocupação com os dados pessoais.
2. Crimes contra celulares
O uso frequente do celular fez com que os cibercriminosos começassem a desenvolver estratégias de novos crimes contra os aparelhos.
Por isso, indica-se que as fabricantes desses aparelhos estejam sempre atentas à segurança dos dados na hora de desenvolver o dispositivo. Além disso, uma forma de se proteger é o usuário se informar frequentemente sobre possíveis novos crimes.
3. Crimes de Ransomcloud
O ransomcloud faz parte do ransomware e, nesse caso, os crimes acontecem contra as nuvens dos eletrônicos. Os criminosos conseguem invadir a nuvem do usuário com um simples e-mail de phishing ou malwares. Esse tipo de ataque já é comum na internet.
4. Crimes contra IoT
Dentro desses crimes, é bom ficar de olho, principalmente, no crime contra IoMT. Esse tipo de crime ocorre quando o hacker encontra uma oportunidade de invadir o seu dispositivo e busca se infiltrar em entradas que não sejam padrões.
5. Crimes contra ambientes corporativos
Esses crimes contra as empresas acontecem também por meio de uma invasão, em que se encontra uma oportunidade. Porém, nesse caso, vem de dentro da própria empresa, ou seja, algum funcionário mal intencionado. Por isso é importante atentar-se a qualquer movimento suspeito.