ESTE dispositivo purificou a água do Mar Vermelho; entenda como
Entenda como funciona o aparelho de destilação solar que se mostrou capaz de purificar a água do Mar Vermelho.
Um destilador capaz de transformar a água do Mar Vermelho em água potável foi desenvolvido na Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah, na Arábia Saudita, pelo professor Qiaoqiang Gan. O dispositivo, cujo desenvolvimento se iniciou em 2018, passou por alterações em suas configurações para que hoje fosse possível alcançar o objetivo.
A princípio, o destilador apresentava um problema comum em seu funcionamento: o sal ficava acumulado e a luz solar era refletida. Diante dessa ineficácia, o professor Gan decidiu fazer alguns ajustes. Confira o resultado do destilador solar:
Sucesso no resultado
O destilador solar se mostrou eficiente e deixou de acumular minerais somente quando mudaram a superfície do dispositivo para uma do tipo hidrofóbica, além de usarem as técnicas de convecção de fluídos.
Assim, o destilador solar é capaz de purificar porções de água que contenham mais de 10% de sal, o que representa que ele é o dispositivo que oferece o dobro de produção de água doce.
Além disso, sua aplicabilidade não se perde com o tempo. O pequeno cubo destilador possui poucos centímetros, e em sua composição há plástico, malhas finas e membranas de fibra de vidro revertidas com nanotubos de carbono.
Enquanto a parte superior do tubo absorve a luz de sua superfície, a parte inferior do objeto efetua a separação da camada solar e da água salgada. Quando essa separação se concretiza, a água do mar se transforma em vapor e as porções que contêm sal voltam para o mar. Entenda melhor na ilustração a seguir:
Comercialização
Com tamanho sucesso em seu objetivo, estão preparando o pequeno cubo para comercialização. Além disso, os desenvolvedores destacam que, quando há uso de vários cubos ao mesmo tempo, consequentemente o resultado da purificação tem uma escala maior.
Vários testes comprovaram que o pequeno destilador solar pode atender à necessidade de água de duas pessoas por dia, e o melhor de tudo é que não exige manutenção. O custo da matéria-prima é de cerca de US$ 50 por metro quadrado, isto é, R$ 258.