Esse é o verdadeiro motivo pelo qual a cerveja deve ser servida com espuma

Você já se perguntou como a cerveja deve ser servida, se com ou sem espuma? Saiba quais são benefícios dessa espuminha que preserva o sabor.

Fim de semana é a ocasião para sair com os amigos e desacelerar da rotina de trabalho. A primeira opção de muitas pessoas é ir a um barzinho para tomar uma cervejinha gelada acompanhada de alguns tira-gostos, como aipim frito. Ficou com vontade? Hoje com certeza é o dia ideal para isso.

Porém, você já se perguntou qual é a melhor forma de tomar cerveja, se com ou sem espuma? Existe uma variedade de cervejas, e algumas delas fazem até menos espuma do que outras, o que o barman acaba levando em consideração na hora de servir o cliente. Mas, para entender o motivo de a cerveja ser servida com espuma, é preciso considerar seus benefícios.

Benefícios da espuma

Vale lembrar que a espuma é algo natural da cerveja a partir de uma reação química entre o dióxido de carbono (CO2) e as proteínas presentes no lúpulo. Um dos pontos positivos e necessários de manter a espuma é preservar o aroma da cerveja, e assim chegar ao olfato com mais qualidade para quem a está degustando.

Mais um motivo importante é que ela evita problemas de digestão e inchaço no organismo. O recomendado é deixar de um a dois dedos de espuma no copo para manter a bebida em condições excelentes para o consumidor.

Porém, para a espuma ser considerada boa, é necessário que se formem pequenas bolhas uniformes, e ela também não pode sumir rapidamente. A espuma ainda evita a oxidação da cerveja, o que impede que ela fique com um gosto desagradável.

Não é indicado servir a cerveja em um copo ou jarra congelada de modo prévio, pois isso pode alterar a receita original e influenciar na má formação das espumas. O frio excessivo também é capaz de mascarar o sabor, entregando aquele “gosto de geladeira”.

Assim, a espuma faz parte da experiência de beber uma boa cervejinha, e é um elemento importante para preservar o sabor. Tudo que o povo brasileiro mais ama!

você pode gostar também