Errou de novo? Após fracasso de 'Gollum', estúdio é acusado de usar ChatGPT para elaborar pedido de desculpas

Após lançamento decepcionante de 'O Senhor dos Anéis: Gollum', a desenvolvedora do game tem sido acusada de utilizar IA para redigir seu pedido de desculpas, levantando questões sobre a autenticidade das comunicações na indústria de jogos.

Após um lançamento problemático, o estúdio responsável pelo game “Gollum” recorreu à inteligência artificial (IA) para redigir seu pedido de desculpas. O jogo, inspirado na obra de J. R. R. Tolkien, enfrentou críticas negativas tanto de críticos quanto de jogadores, levando a uma reação inusitada por parte da desenvolvedora.

O jogo “O Senhor dos Anéis: Gollum” não conseguiu conquistar a crítica e os jogadores após seu lançamento, sendo alvo de críticas em relação à sua jogabilidade e falta de fidelidade à obra de Tolkien. Em resposta a essa recepção negativa, a desenvolvedora Daedalic Entertainment emitiu um pedido de desculpas público.

No entanto, uma revelação surpreendente indica que esse pedido de desculpas não foi redigido por membros da equipe de desenvolvimento, mas, sim, pelo ChatGPT.

O Game Two, um canal de videogame alemão, foi o responsável por descobrir esse fato, lançando uma investigação detalhada sobre o jogo intitulada “Por que Gollum TINHA que falhar”. As críticas negativas dirigidas a “O Senhor dos Anéis: Gollum” se concentraram em diversos aspectos do jogo.

Os críticos e jogadores expressaram desapontamento com a falta de fidelidade à obra de Tolkien e uma jogabilidade considerada rasa, o que diminuiu a qualidade da experiência do jogo. Veja abaixo uma das críticas sobre “Gollum”:

O resultado foi uma recepção extremamente desfavorável e a necessidade de uma resposta da desenvolvedora em face desse fracasso. O relatório afirma que a carta foi produzida pela editora Nacon, utilizando o ChatGPT como ferramenta de redação.

Segundo fontes anônimas ligadas ao desenvolvimento do jogo, a carta foi gerada automaticamente e divulgada sem alterações, o que resultou em uma resposta pública que não refletiu devidamente a situação.

A repercussão da descoberta

A revelação de que o pedido de desculpas foi gerado por uma IA causou agitação na comunidade de jogadores e entre aqueles que estavam acompanhando a história do jogo.

A ideia de que uma resposta formal a um lançamento problemático tenha sido produzida sem revisão humana levantou questões sobre a transparência e a autenticidade das declarações feitas pelas empresas de jogos.

Nesse sentido, essa revelação levanta questões mais amplas sobre o uso de IA na indústria de jogos e como as empresas podem manter a integridade de suas comunicações com os jogadores.

À medida que a tecnologia de IA se torna mais difundida, é provável surgirem debates sobre a responsabilidade e a ética de seu uso, especialmente em situações sensíveis, como em pedidos de desculpas públicos após lançamentos problemáticos.

Imagem: Yandex/Reprodução

A utilização do ChatGPT para redigir um pedido de desculpas após o lançamento de “O Senhor dos Anéis: Gollum” destaca o papel crescente da inteligência artificial na indústria de jogos e em diversos setores atualmente.

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