Erro de marketing? Nova propaganda da Corona é alvo de críticas na internet
A nova propaganda da cerveja Corona chamou a atenção e gerou críticas pelos métodos de divulgação artística; entenda o caso.
O ditado: “o anúncio é a marca do negócio” se mostra concreto e preciso quando vemos algumas propagandas por aí. Todos conhecemos alguma propaganda que ficou marcada na memória, principalmente quando são envolvidas músicas, desenhos ou até uma maneira inovadora de se apresentar.
Contudo, apesar de a criatividade não ter limites, o entendimento do público tem. Por conta disso, algumas marcas buscam revolucionar a sua imagem por meio das propagandas, mas acabam conseguindo, no máximo, uma espécie de “marketing reverso” com a quantidade de críticas vindas dos consumidores.
E foi isso que aconteceu recentemente com uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo, a Corona. A marca apostou em uma publicidade com um tipo de “espaço negativo”, mas parece que a ideia não foi muito bem aceita.
Nova propaganda da Corona é rejeitada e causa polêmica na web
Já estamos mais que acostumados com comerciais de cerveja e suas características tradicionais. Porém, numa tentativa de inovar e divulgar tanto seu produto quanto a ideia de reciclagem, a Corona publicou algumas fotos como anúncio com design certamente questionável.
A marca da Ab InBev lançou uma série de anúncios em que vemos praticamente todos os padrões dos comerciais de cerveja, com praia, areia, mar e um céu azul, mas uma coisa fez falta para os consumidores: a própria cerveja.
A ideia proposta David São Paulo e Bogotá deixa apenas em detalhes as referências ao produto, como o nome da fabricante em toalhas e sacolas e uma marca de garrafa na areia.
Além disso, a frase “Devolvemos a garrafa deste anúncio. Devolva a sua” acompanha as fotos de “Thierry des Fontaines” onde as garrafas foram removidas das mãos dos atores e modelos. Mesmo assim, com uma mensagem inspiradora, a propaganda foi muito criticada por usuários por diferentes aspectos.
Críticas do público ao anúncio
Os internautas não esqueceram de criticar nem os mínimos detalhes da propaganda. Por isso, um dos maiores alvos das mensagens negativas, foi a fonte e a cor da escrita, que parece ser muito pequena e pouco acessível pela falta de contraste, isto é, pouco legível.
Além disso, as pessoas criticaram o formato de “mão vazia” utilizado, já que isso abre espaço para inúmeras pichações e montagens ofensivas, como “Alguém vai pichar algo sujo aí”, conforme disse um usuário.
Ademais, a tradução da frase para o inglês também não foi muito boa, ao invés de “we returned the bottle from this ad”, escreveram “we returned the bottle of this ad”.
E não para por aí, alguns ainda falaram que esse design de espaço negativo não funciona com qualquer marca. Por isso, muita optam por fazer produtos com formatos diferenciados, o que não é o caso, já que, por exemplo, poderia ser a marca de uma garrafa qualquer.
Mesmo assim, a propaganda continua ativa e a promoção da reciclagem parece funcionar, garantindo o apoio de parte dos consumidores.