Ergam as varinhas: morre aos 82 anos Michael Gambon, ator que interpreta Dumbledore em 'Harry Potter'
Informação foi confirmada pela própria família do ator.
Morreu aos 82 anos o ator Michael Gambon, conhecido por interpretar o diretor de Hogwarts, Dumbledore, na franquia “Harry Potter”.
A morte foi confirmada pela própria família em uma declaração feita por Clair Dobbs, que é relações públicas. No comunicado, relatou-se que ele faleceu pacificamente no hospital.
“Estamos devastados ao anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael faleceu pacificamente no hospital, com sua esposa Anne e seu filho Fergus a seu lado.”
No comunicado, a família afirmou que a morte foi causada após o ator não conseguir se recuperar de um ataque de pneumonia. Eles ainda aproveitaram para pedir respeito à privacidade e agradeceram a todos que estão enviando mensagens de amor e apoio.
Ator havia dado pausa em atuações
Gambon era reverenciado no Reino Unido. Apesar de ser lembrado principalmente pela sua participação em “Harry Potter“, sua carreira ia além. Dentre seus principais projetos, estão filmes como “A Lenda do Cavalheiro Sem Cabeça”, “O Informante” e muitos outros.
Além das telonas, Gambon tinha uma grande paixão pelo teatro. Ele trabalhou em peças como “Harold Pinter” e chegou a receber o prêmio Olivier por sua atuação em “A View from the Bridge”, em 1987. O ator também foi indicado ao Tony Awards após estrelar “Skylight”, na Broadway, em 1990.
Foi no teatro, em 2015, que Gambon se despediu da atuação e anunciou sua aposentadoria. O motivo que o levou a tomar essa decisão foi o fato de ele não conseguir mais se lembrar de suas falas por problemas de memória. Ele chegou a subir nos palcos com um fone de ouvido ligado a um ponto eletrônico com medo de se esquecer delas.
Na época, o próprio ator disse que isso era algo horrível de se admitir. No entanto, mesmo com o coração partido, ele não poderia seguir atuando. Para ele, o ciclo de estar à frente de uma plateia havia chegado ao fim.
Imagem: Reprodução
Pra sempre lembrado pelos fãs
Michael Gambon entrou na saga “Harry Potter” em 2004, no terceiro filme, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, após a trágica morte de Richard Harris, o ator original de Dumbledore. Gambon assumiu o papel com entusiasmo, trazendo sua própria interpretação ao icônico personagem.
Sua entrada foi marcada por uma pequena polêmica, já que alguns fãs consideraram sua interpretação de Dumbledore mais enérgica e menos serena do que a de Harris. No entanto, com o tempo, Gambon conquistou o público com sua atuação carismática e cativante. Assim, sua interpretação de Dumbledore tornou-se uma parte querida da franquia.
Gambon continuou a retratar Dumbledore até o último filme da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2”, encerrando com maestria a jornada do personagem.
Em suma, sua contribuição para o universo “Harry Potter” será lembrada com carinho pelos fãs. Afinal, “para uma mente bem estruturada, a morte é apenas a aventura seguinte”, dizia Dumbledore.