Perigo à vista? Saiba por que um telescópio da NASA entrou em ‘modo segurança’
Algo aconteceu com o telescópio James Webb durante as observações do mês de dezembro de 2022. Veja mais detalhes sobre esse assunto!
O famoso telescópio espacial James Webb, que promete revolucionar algumas áreas da ciência moderna, foi acometido de um erro que fez com que ele entrasse em modo de segurança, para que assim não aconteçam mais danos.
O modo de segurança entrou em ação no dia 7 de dezembro de 2022 e, por conta disso, todas as pesquisas que estavam agendadas e relacionadas ao telescópio tiveram de ser remarcadas.
O que foi atingido, especificamente?
A agência que gerencia o telescópio afirmou que os comandos que apontam o James Webb para a direção desejada foram afetados por um Glitch no software de controle.
Para que possamos entender melhor, Glitch, em sistemas, são basicamente Bugs ou ainda pequenos erros, porém vitais para o mesmo, pois podem comprometer algumas funções do sistema ou, neste caso, os controles do telescópio.
Dois pontos a serem ressaltados
Sabemos que, apesar deste erro, a agência informou que nenhuma outra ferramenta foi atingida ou incapacitada de funcionar.
O James Webb já saiu do modo de segurança. Desta forma, seus trabalhos foram retomados e o que foi perdido vai ser reagendado.
James Webb
O telescópio foi lançado ao espaço no dia 27 de dezembro de 2021. Ele reuniu os esforços de vários cientistas e pesquisadores. O James Webb teve um custo total de 10 milhões de dólares.
O serviço primordial do telescópio é fotografar, e várias fotos lindas do espaço, estrelas e afins foram capturadas e enviadas para nós aqui na Terra.
Mas é claro que esta não é sua única função. Capturar fontes de luz que o seu antecessor, o telescópio Hubble, não conseguia perceber é uma das especialidades do mais caro telescópio já construído.
A verdade é que, a cada “click” que o telescópio envia para a Terra, ficamos mais e mais admirados com a sofisticação desse equipamento e com a inteligência do homem.
A primeira conquista do telescópio
O James Webb é responsável por trazer muitas novidades e recordes para a Terra. Uma dessas realizações aconteceu em julho de 2022, quando o telescópio fotografou uma imagem onde aparecem muitas estrelas. Foram tantas que este foi justamente o recorde: a imagem com mais detalhes do universo já registrada na história.