Entenda por que o McDonald's não vende mais 'sorvete' no Brasil
Rede de lanchonetes mais famosa do mundo adota mudança drástica no cardápio e surpreende clientes brasileiros.
Os fãs brasileiros do sorvete do McDonald’s estão sendo surpreendidos por uma mudança drástica no cardápio da rede de lanchonetes.
Todas as lojas retiraram a nomenclatura “sorvete” do mostruário e, com isso, um sinal de alerta foi automaticamente ligado. O que isso significa? Será o fim do produto?
Na verdade, a situação é mais tranquila do que parece. A franquia decidiu apenas alterar o nome de identificação.
O que antes era “sorvete” agora é chamado apenas de “sobremesa”. Ou seja, as vendas não foram descontinuadas no Brasil, logo não há motivo para desespero.
Depois de muitos questionamentos, o McDonald’s informou que não houve alteração na composição do produto nem encerramento das vendas no Brasil. A mudança, segundo a empresa, foi apenas no nome.
“A companhia esclarece que o produto não sofreu alterações nos últimos anos e continua com a mesma composição, seguindo as características e os padrões mundiais de qualidade da rede”, comunicou a empresa.
Imagem: Reprodução
Motivo da mudança
O que teria motivado essa alteração do nome do produto no cardápio, na verdade, são questões fiscais.
Os tributos cobrados sobre o sorvete eram mais elevados e impactavam os lucros da rede, além de aumentar o preço do produto para os consumidores.
A alternativa para tentar contornar essa situação foi mudar a nomenclatura. Isso é suficiente para reduzir a cobrança de impostos.
Uma estratégia semelhante já havia sido adotada, por exemplo, pela fabricante de chocolates Garoto. O “Serenata de Amor” passou a ser chamado de wafer em vez de bombom, visando também a redução dos encargos.
Entre as taxas pagas pelo McDonald’s no Brasil, estão o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), o PIS (Programa de Integração Social) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
Presença do McDonald’s no Brasil
A rede de lanchonetes mais famosa do mundo possui milhares de lojas no Brasil. Ao todo, são cerca de 1.070 unidades em diferentes cidades, que empregam 60 mil funcionários e atendem em torno de 2 milhões de clientes todos os dias.
As lanchonetes da marca estão presentes hoje em 119 países. Vale lembrar ainda que o McDonald’s começou suas atividades em 1955 na Califórnia, nos Estados Unidos.