Embalagem do chocolate Toblerone sofrerá alteração após lei suíça entrar em vigor
A mudança de logotipo vai ocorrer porque a Mondelez está transferindo uma parte da produção do chocolate para a Eslováquia.
O logotipo da marca de chocolate Toblerone será trocado. Desse modo, os admiradores da marca podem se despedir do famoso desenho da montanha.
A mudança vai ocorrer porque a Mondelez International, empresa proprietária da Toblerone, está transferindo parte da produção do delicioso chocolate para a Brastilava, capital da Eslováquia.
Dadas as circunstâncias, o doce não poderá mais usar o termo “swiss milk chocolate”, que remete à sua produção feita na Suíça. A notícia saiu no último dia 3, pelo jornal suíço Aargauer Zeitung.
O chocolate Toblerone é uma marca americana, mas a produção era feita na Suíça. No entanto, essa mudança teve que acontecer, pois desde 2017 está em vigor uma legislação chamada Swissness Act. Essa lei protege o uso do termo suíço/suíça em produtos.
Em resumo, significa que, se um produto quiser adquirir a expressão “feito na Suíça”, ele precisa ter 80% da matéria-prima provenientes do país. A lei também proíbe o uso de símbolos e imagens que indiquem territórios suíços. Esse é um motivo pelo qual será necessária a remoção da montanha da embalagem.
Montanha do chocolate Toblerone
O desenho está na embalagem do chocolate desde 1970. Nele, há os contornos irregulares da montanha Matterhorn. Porém, se você olhar mais perto, verá que há um urso no centro. O animal é o símbolo oficial da cidade suíça de Berna. O Toblerone é originário do mesmo lugar.
A frase “Of Swirtzerland” também será retirada, ficando apenas escrito algo como “estabelecido na Suíça”.
“O redesenho da embalagem apresenta um logotipo de montanha modernizado e aerodinâmico que se alinha com a estética geométrica e triangular”, disse a Mondelez ao jornal suíço Aargauer Zeitung.
Segundo o porta voz da Mondelez, a nova embalagem terá a caligrafia diferente e a assinatura de Theodor Tobler, que criou a barra triangular de chocolate. Ele a desenvolveu em 1908, na companhia do primo, Emil Baumann.