E se pudéssemos dormir no trabalho? Japão já faz isso e resultados surpreendem
Cápsulas Giraffe Nap estão revolucionando as pausas no trabalho, pois viabilizam sonecas revitalizantes de até 20 minutos. Só que há um detalhe: nelas, é possível dormir somente em pé!
Imagine se, no meio do seu expediente, houvesse a possibilidade de fazer uma pausa sagrada para um breve cochilo? Com essa realidade, certamente o ambiente de trabalho seria tomado por uma calmaria sem igual entre os colaboradores.
Cadeiras reclináveis apareceriam, luzes se atenuariam e um silêncio reconfortante se instalaria. Você então poderia se aconchegar em um canto, fechar os olhos e desfrutar de alguns minutos de descanso profundo.
Ao acordar, sentiria seu corpo e mente renovados, prontos para continuar o dia com mais ânimo e produtividade, não é mesmo? Esse seria o sonho do cochilo perfeito no trabalho se tornando realidade, uma tradição que faria maravilhas no Brasil.
Você sabia? No Japão, essa já é uma realidade
No Japão, tirar um cochilo durante a jornada de trabalho não é apenas aceito, mas é uma prática cultural chamada Inemuri. Essa palavra pode ser traduzida como “dormir enquanto está presente”.
Essa prática está relacionada a uma tradição que se solidificou após a divulgação de alguns estudos que revelaram benefícios incríveis de permitir que os funcionários descansem brevemente durante o expediente. Afinal, mesmo com um bom período de sono em casa, as demandas laborais podem levar ao estresse e à fadiga.
Cápsulas para cochilo vertical são realidade no Japão
Recentemente, uma surpreendente inovação foi apresentada ao público pela renomada empresa japonesa Koyoju Plywood Corporation. A organização dovulgou uma cápsula com dimensões de 2,5 m de altura e 1,2 m de largura capaz de viabilizar sonecas verticais.
Batizado de Giraffe Nap, que, em tradução livre significa “soneca de girafa”, esse produto tem uma característica surpreendente: foi projetado para permitir que os funcionários façam uma soneca revitalizante de até 20 minutos durante o expediente de trabalho.
No entanto, o detalhe mais intrigante é que tudo isso pode acontecer enquanto as pessoas ainda estão de pé! Sim, uma soneca em pé, lembrando a maneira como as girafas, às vezes, descansam.
À esquerda, modelo de cápsula chamado Spacia, com design espacial e futurista. À direita, está o Floresta, cujas características são mais naturais e com toque rústico. Foto: Giraffenap/Reprodução
Por que cochilos de 20 minutos são tão bons?
Em primeiro lugar, cochilos curtos não permitem que você entre em um sono profundo, evitando aquela sensação “grogue” quando você acordar. Além disso, esses curtos períodos de descanso podem melhorar nossa função cognitiva, assim como aumentar nosso estado de alerta, reduzir o estresse e até melhorar nosso humor.
Em um ambiente de trabalho exigente, esses minutos preciosos de repouso podem fazer toda a diferença para a produtividade e bem-estar dos funcionários. Com certeza é uma tradição que muitos países poderiam considerar adotar!
Giraffe Nap: um produto inovador
Acima, modelo de cápsula denominado Floresta. Foto: Giraffenap/Reprodução
A renomada empresa oferece dois designs distintos para agradar diferentes gostos. O primeiro design, que pode ser visto à direita da primeira foto desta matéria, remete à estética futurista de uma nave espacial que foi carinhosamente batizado de Spacia.
Já o segundo tem características mais naturais e terrosas, com um toque rústico, recebendo o nome de Floresta. Esse modelo está representado na imagem acima.
Ao entrar nesta cápsula para uma soneca, o funcionário assume uma postura específica: os joelhos ficam levemente dobrados, enquanto o tronco se inclina suavemente para a frente. Para proporcionar conforto, há uma plataforma macia destinada à cabeça e aos braços.
Pensando em segurança e conforto, a cabine vem equipada com itens essenciais. Há um extintor de incêndio e um detector de fumaça para prevenção.
Além disso, para garantir um ambiente agradável, a cápsula contém com um sistema de ventilação, iluminação em LED tanto no teto quanto no piso e, para os mais meticulosos, um local especialmente projetado para pendurar blazers, evitando que sejam amassados durante o descanso.
E o mais importante: a cápsula é totalmente à prova de som, garantindo um refúgio tranquilo do ambiente externo. Você dormiria aí? Conta pra gente nos comentários!