Dos quadrinhos para as telonas: conheça a HQ que inspirou 'The Flash'
Após quase uma década de espera, o filme 'The Flash' finalmente está nos cinemas. O filme, que adapta a HQ 'Flashpoint', tem muitas diferenças do original. Conheça a verdadeira história.
Após uma longa espera de quase uma década, finalmente chegou às telonas de todo o mundo o tão aguardado filme “The Flash“. Em uma brilhante atuação, Ezra Miller dá vida ao velocista Barry Allen, cuja história aborda as complexas consequências de suas ações ao tentar alterar o curso do destino e salvar sua mãe de um trágico fim.
O enredo do filme é baseado na história em quadrinhos de 2011, intitulada “Flashpoint”, ou “Ponto de Ignição” na versão brasileira. Essa lendária HQ, escrita por Geoff Johns e ilustrada por Andy Kubert, marcou um divisor de águas no universo do Flash, redefinindo completamente o panorama da DC.
História de ‘Flashpoint’
Alerta de spoiler!
Nessa trama, Barry Allen desperta em uma linha do tempo modificada, na qual o Capitão Frio surge como o grande herói de Central City. Além disso, sua mãe está viva e seu pai faleceu de um ataque cardíaco, em vez de estar preso.
Nessa nova realidade, a Liga da Justiça e o próprio Superman não existem. O Batman dessa realidade, na verdade, é Thomas Wayne, o pai de Bruce Wayne – que foi assassinado no Beco do Crime -, enquanto Martha Wayne, devido ao choque pelo assassinato do seu filho, se tornou a Coringa.
Outra mudança diz respeito ao Capitão Marvel, também conhecido como Shazam, que nesta realidade não é somente Billy Batson que se transforma no herói, mas todos os seus irmãos juntos.
A revelação de que essa realidade perturbadora é, na verdade, uma versão alterada de sua própria linha do tempo impulsiona Barry a unir forças com Batman, Cyborg e outros heróis para enfrentar uma guerra devastadora entre os atlantes de Aquaman e as amazonas de Mulher-Maravilha, cujos conflitos têm provocado destruição pelo mundo.
Ademais, eles se deparam com um Superman enfraquecido, que não foi criado pelo casal Kent, mas sim capturado pelo Governo dos Estados Unidos e criado em uma base militar, longe da luz solar amarela, que dá poderes ao kryptoniano.
Os fãs podem conferir a minissérie “Flashpoint” em uma edição de luxo, disponibilizada pela editora Panini, à venda em livrarias e comic shops selecionadas.
Além disso, uma adaptação animada intitulada “Liga da Justiça: Ponto de Ignição” (2013) está disponível para streaming no HBO Max, proporcionando uma imersão ainda maior nesse mundo fascinante. Vale mencionar que a série de TV “The Flash” (2014-2023), produzida pela CW, também abordou a envolvente saga de “Flashpoint”.
Tendo estreado em 15 de junho nos cinemas brasileiros, “The Flash” promete ser uma aventura imperdível e inesquecível para todos os aficionados por super-heróis.