Do melhor ao pior: classificação de TODOS os episódios de 'Black Mirror' até a 5ª temporada

Um grupo de jornalistas do Estadão classificou todos os episódios da primeira à quinta temporada dessa icônica série da Netflix. Veja os resultados.

“Black Mirror” é uma das séries de maior sucesso da Netflix. Devido à sua abordagem única e provocativa a respeito da relação entre tecnologia e sociedade, a produção alcançou um sucesso estrondoso no mundo todo.

Além disso, as críticas abordadas nas temáticas dos capítulos refletem pensamentos distópicos e fictícios de preocupações atuais, como privacidade de dados e alienação tecnológica.

Contudo, assim como em toda série, especialmente por se tratar de uma estrutura antológica, “Black Mirror” possui episódios que são muito mais interessantes do que outros, mas que podem ou não ter o mesmo impacto e reflexão para o público.

Todos os episódios de ‘Black Mirror’ classificados (1ª à 5ª temporada)

Com a estreia da sexta temporada da série à Netflix, mais histórias bizarras chegam aos espectadores. E, para iniciar a temporada com a memória afiada, os jornalistas do Estadão classificaram cada um dos episódios das últimas cinco temporadas da série.

Separamos a lista do melhor ao pior, considerando critérios como direção, roteiro, fotografia, narrativa e enredo para a classificação. Confira abaixo.

1° – ‘San Junipero’ – Temp. 3, ep. 4

Foto: El País/Reprodução

O episódio “San Junipero”, ganhou a colocação de primeiro lugar merecidamente. Em apenas 61 minutos, essa história de romance que aborda temas como distopia, homossexualidade e tecnologia garantiu dois prêmios Emmy: um de melhor filme para televisão e outro de melhor roteiro. Além disso, sua temática é a mais diversificada da série e o final é único.

2° – ‘Urso Branco’ – Temp. 2, ep. 2

Foto: Netflix/Divulgação

Esse é um dos capítulos mais sensacionais da série. A história de suspense e terror envolve a fuga de uma mulher que perdeu a memória de observadores que desejam assistir ao seu assassinato. Segundo os jornalistas, os espectadores podem sentir que suas mentes “explodem” em algumas cenas.

3° – ‘Odiados pela Nação’ – Temp. 3, ep. 6

Foto: El País/Reprodução

Colocado como um dos melhores episódios, “Odiado pela Nação” está mais para amado pela nação. Neste encerramento de temporada, dois investigadores tentam explicar duas mortes que parecem estar conectadas, usando buscas nas redes sociais e abordando até mesmo temas como Inteligência Artificial.

4° – ‘Manda quem pode’ – Temp. 3, ep. 3

Foto: Screen Rent/Reprodução

Na trama, um adolescente tem seu computador invadido por um hacker, que o filma em um momento íntimo e usa isso para chantageá-lo. O plot twist no final é um dos fatores mais interessantes e perturbadores de toda a série.

5° – ‘Volto já’ – Temp. 2, ep. 1

Foto: Veja/Reprodução

Para iniciar a segunda temporada, os roteiristas prepararam essa história que fala sobre a comunicação entre pessoas mortas e vivas. O final surpreendente faz valer a pena cada segundo.

6° – ‘Natal’ – Temp. 2, ep. 4

Foto: El País/Reprodução

Com a presença de grandes atores, o episódio conecta duas histórias macabras contadas em uma noite de Natal, envolvendo terror e tecnologia.

7° – ‘Hang the DJ’ – Temp. 4, ep. 4

Foto: IMDB/Reprodução

A obra, com nome que homenageia a música da banda Panic, lembra mais uma clássica comédia romântica do que os episódios distópicos. Na história, um aplicativo de relacionamento fornece cada detalhe das relações entre as pessoas, auxiliando-as a escolher os melhores parceiros possíveis.

8° – ‘Hino Nacional’ – Temp. 1, ep. 1

Foto: Top Movies/Reprodução

Apenas para anunciar sua chegada, “Black Mirror” traz esse episódio extremamente bizarro e absurdo. A história incômoda envolve sequestro, chantagem e sexo entre espécies, dispensando qualquer outro comentário.

9° – ‘Versão de Testes’ – Temp. 3, ep. 2

Foto: Twitter/Reprodução

Um sonho de muitos jogadores é representado: a imersão total na história de um game.

10° – ‘Toda a sua História’ – Temp. 1, ep. 3

Foto: Netflix/Divulgação

O avanço tecnológico que permite ao indivíduo gravar e exibir cada lembrança de sua vida causa um desastre em relacionamentos neste episódio.

11° – ‘Quinze Milhões de Méritos’ – Temp. 1, ep. 2

Foto: Black Mirror Wiki/Divulgação

O icônico ator Daniel Kaluuya, de “Corra” e outros sucessos, protagoniza o segundo título da série. Em um mundo onde pedalar é o principal meio de ganhar dinheiro, o personagem é levado a um show de talentos para “subir” na vida.

12° – ‘Engenharia Reversa’ – Temp. 3, ep. 5

Foto: Netflix/Divulgação

Um grupo de pessoas é perseguido por militares que se comunicam pela mente, fugindo da morte para não espalhar uma doença genética. Esse é o enredo do quinto episódio da terceira temporada.

13° – ‘Queda livre’ – Temp. 3, ep. 1:

Foto: El País/Reprodução

Aqui, entramos no top 10 piores episódios da série. O título conta a história de Lacie, que busca melhorar sua pontuação atribuída por outras pessoas, já que ter uma vida boa neste mundo depende disso.

14° – ‘Arkangel’ – Temp. 4, ep. 2

Foto: Veja/Reprodução

Arkengel monitora todos os passos de sua filha e pode controlar cada experiência da menina com um novo aparelho conectado à mente da garota. Mas a repetição do mesmo tipo de história  talvez  tenha deixado esse episódio no nono lugar entre os piores.

15° – ‘Crocodilo’ – Temp. 4, ep. 3

Foto: Netflix/Reprodução

O título conta a história de um jovem que pede ajuda a sua amiga para encobrir um assassinato, porém, anos depois, decide se entregar, levando a um caso de traição e morte. O que consegue salvar o episódio do enredo depressivo são as imagens gravadas na Islândia.

16° – ‘Museu Negro’ – Temp. 4, ep. 6

Foto: El País/Reprodução

O enredo gira em torno de um museu que possui os principais artigos de outros episódios da série, em um estilo de filmagem de Jordan Peele, de “Corra” e “Nós”.

17° – ‘Striking Vipers’ – Temp. 5, ep. 1

Foto: IMDb/Reprodução

Nessa produção da temporada menos relevante de “Black Mirror”, dois amigos interagem em um jogo de luta onde a imersão total pode ser experimentada. Porém, eles acabam se envolvendo sexualmente em um enredo um tanto confuso.

18° – ‘Momento Waldo’ – Temp. 2, ep. 3

Foto: El Cine en la Sombra/ Reprodução

No top 5 dos episódios menos populares, “Momento Waldo” é classificado por um roteiro pouco envolvente, com um tema que, embora tenha sido uma previsão dos embates políticos atuais, ainda não foi o suficiente para agradar o público geral.

19° – ‘Rachel, Jack e Ashley’ – Temp. 5, ep. 3

Foto: Netflix/Divulgação

Mesmo com a presença de Miley Cyrus no elenco e críticas à indústria da música, o episódio ficou em quarto lugar entre os mais desaprovados de “Black Mirror”.

20° – ‘Smithereens’ – Temp. 5, ep. 2

Foto: Netflix/Divulgação

Entrando nos três capítulos mais irrelevantes da série, está “Smithereens”. Do início ao fim, a história não se mostra envolvente. Além disso, o encerramento é decepcionante e faz com que pareça quase uma perda de tempo se comparado aos outros capítulos de outras temporadas.

21° – ‘Metalhead’ – Temp. 4, ep. 5

Foto: Pôster/Netflix/Divulgação

Talvez os produtores tenham considerado revolucionar um pouco e testar novas estéticas, adicionando uma fotografia inteiramente em preto e branco nessa história de perseguição entre humanos e cachorros-robôs.

Contudo, parece que isso não deu muito certo. O enredo não transmite a sensação de interação entre os personagens e o espectador. Por isso, esse se classifica como o segundo episódio menos prestigiado de “Black Mirror”.

22° – ‘USS Callister’ – Temp. 4, ep. 1

Foto: El País/Reprodução

E no topo da lista dos menos memoráveis está o episódio de abertura da quarta temporada da série, “USS Callister”. O plot twist e as críticas não foram suficientes para deixá-lo em uma boa colocação, na opinião dos jornalistas do Estadão.

Contudo, vale ressaltar que o episódio, amado pelos fãs de “Star Trek“, não é considerado ruim nem de longe. O próprio Rotten Tomatoes o classificou com 95% de aprovação da crítica. Além disso, a obra conta com três prêmios Emmy, demonstrando uma presença firme do gosto de cada jornalista.

Mesmo com essa lista tendo títulos classificados como “menos memoráveis” ou “menos relevantes”, é importante lembrar que Black Mirror é uma série extremamente bem avaliada, tanto pelo público quanto pelos especialistas.

Sendo assim, vale a pena conferir a sexta temporada da série, que já está disponível na Netflix.

você pode gostar também