Do anime para a realidade: rastreador de 'Dragon Ball Z' ganha versão real nas mãos de cientistas
Cientistas japoneses desenvolveram dispositivo inspirado no rastreador de 'Dragon Ball Z', combinando tecnologia avançada com a nostalgia do anime
A ascensão da Inteligência Artificial (IA) tem gerado uma revolução em diversas partes da sociedade e conseguiu se estender até o mundo dos animes, deixando sua marca. A cultura dos animes, que tem se espalhado pelo mundo, contém inúmeras histórias emocionantes, personagens e universos repletos de surpresa.
Agora, graças à inteligência artificial, esses universos podem se expandir com apenas um clique, isso porque há tecnologia suficiente para desenvolver novas cenas da maneira que os fãs sempre sonharam.
Isso tudo é possível graças aos algoritmos avançados e às tecnologias. Mas, mais do que isso, agora é possível criar de forma efetiva os itens encontrados no mundo dos animes, como os que vemos em “Dragon Ball Z“, e trazê-los para a realidade.
Um exemplo claro disso foi o que aconteceu recentemente, quando cientistas japoneses desenvolveram uma versão diferenciada de um dispositivo famoso do anime, que é muito utilizado por Freeza para detectar o nível de poder que seu adversário tinha.
Imagem: ‘Dragon Ball Z’/Reprodução
Qual é a utilidade desse equipamento na vida real?
Produzido por cientistas da Universidade de Miyazaki, o equipamento, que funciona perfeitamente, pode servir de forma muito eficaz para um grupo de produtores. Estamos falando de criadores de porcos. Sim, isso mesmo!
Ao invés de o rastreador descobrir o nível de poder do seu adversário, essa versão permite que os criadores de animais consigam descobrir o peso que tem o animal sem colocá-lo em uma espécie de balança.
O equipamento é chamado de Sow-ter e seu funcionamento tem como base uma câmera 3D avançada que está integrada a ele.
Imagem: Reprodução
Essa câmera, dotada de recursos de inteligência artificial, tem a habilidade de analisar várias centenas de imagens rapidamente. Ao fazer essa análise, o dispositivo é capaz de determinar o peso do animal que está sendo observado. Para utilizar essa funcionalidade, é simples: basta direcionar o equipamento para o animal que você deseja avaliar.
Assim que a notícia foi divulgada sobre a invenção do projeto, muitos comentaram sobre a semelhança do equipamento com o de Freeza; inclusive, a notícia foi divulgada no site oficial do anime.