DNA de pai ou mãe? Descubra quais traços herdamos de cada um

A ciência revela quais genes você herdou de cada genitor.

Ao longo dos anos, a ciência tem avançado muito no entendimento de como os genes são transmitidos de geração em geração, por meio dos nossos pais.

E a partir desse conhecimento, podemos identificar diversas características que herdamos de nossa mãe e aquelas que recebemos do nosso pai.

Essa herança genética influencia não apenas a nossa aparência, mas também nossa saúde, comportamento e até mesmo nossa personalidade.

O que as mães e os pais ‘passam’ para os filhos?

Embora os genes sejam herdados em pé de igualdade, cada genitor é responsável por uma parcela de atributos – Imagem: iStock/Reprodução

As mulheres herdam 50% do seu DNA da mãe e os outros 50% do pai, enquanto os homens herdam cerca de 51% do DNA materno e 49% do paterno.

Essa pequena diferença na herança genética pode ter um impacto significativo nas características que desenvolvemos ao longo da vida.

Entre as características que herdamos de nossa mãe, estão as doenças mitocondriais, transmitidas quando o DNA mitocondrial é incomum ou possui mutações.

Esses distúrbios podem afetar diferentes partes do corpo e surgir desde o nascimento até mesmo na vida adulta.

Além disso, problemas de visão, características físicas como cor e textura do cabelo, menstruação e menopausa, inteligência, padrões de sono, envelhecimento, metabolismo, TDAH, humor e resistência ao exercício também podem ser herdados da mãe, influenciando na obtenção ou não destes atributos.

Por outro lado, características como altura, problemas odontológicos, armazenamento de gordura e até mesmo o gênero são mais influenciados pelos genes paternos.

A estatura de uma pessoa, por exemplo, é mais determinada pelos genes IGF do pai, que estimulam o crescimento.

Já problemas dentários, como dentes tortos e cáries, podem estar relacionados à saúde bucal deficiente do pai.

Além disso, o armazenamento de gordura branca, que pode levar a problemas de saúde como obesidade e doenças cardíacas, é principalmente herdado do pai.

É interessante entender que, apesar da influência genética na herança de características, outros fatores como o ambiente, estilo de vida e escolhas pessoais também desempenham um papel fundamental na nossa saúde e bem-estar.

Logo, compreender essas características herdadas tanto da mãe quanto do pai pode nos ajudar a ter um melhor cuidado com nossa saúde e a adotar hábitos mais saudáveis que possam influenciar positivamente a nossa qualidade de vida.

você pode gostar também