Disney terceiriza operação de DVDs e Blu-Rays em parceria com a Sony
Acordo entre gigantes do entretenimento redefine estratégias em meio à queda nas vendas de mídia física.
A Disney anunciou uma significativa mudança em sua divisão de entretenimento doméstico ao fechar um acordo com a Sony Pictures Entertainment.
Segundo o novo arranjo, a Sony será responsável pela operação de DVDs, discos Blu-Ray e outras mídias físicas da Disney.
Esse movimento estratégico representa uma adaptação da Disney às mudanças no mercado, especialmente com o declínio contínuo nas vendas de mídias físicas.
Divisão de entretenimento doméstico
A parceria estabelecida implica que a Sony ficará encarregada da produção, comercialização e distribuição dos lançamentos e clássicos da Disney em mídia física nos Estados Unidos e Canadá.
Entretanto, a Disney manterá a gestão de sua própria mídia digital, incluindo serviços de vídeo sob demanda premium.
O cenário atual, marcado pela ascensão do streaming e queda nas vendas de mídia física, motivou a Disney a buscar uma abordagem mais eficiente para atender à demanda do consumidor.
A receita da mídia física nos EUA registrou uma queda de 28% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o ano anterior, sinalizando uma tendência que se mantém em meio ao boom dos streamings.
Sony será encarregada da distribuição dos produtos da Disney – Disney/Reprodução
Embora não esteja claro se a transição resultará em demissões na Disney, fontes indicam que o estúdio realizará uma avaliação interna das funções de negócios relacionadas ao entretenimento físico no processo de transição para a Sony.
O modelo de licenciamento adotado permitirá à Disney oferecer seus filmes e programas de TV por meio de varejistas físicos, enquanto responde de forma mais ágil às demandas do consumidor.
A empresa enfatizou que tal mudança é consistente com suas estratégias globais e transições similares em outros setores.
A decisão da Disney ocorre em um contexto de transformação no mercado de entretenimento, no qual as vendas de discos físicos estão em declínio constante.
Grandes varejistas, como a Best Buy, já interromperam a oferta de DVDs e Blu-Rays, enquanto a Netflix encerrou seu serviço de DVD por correio.
Tal parceria estratégica com a Sony reflete a busca contínua das empresas por modelos de negócio mais alinhados às tendências atuais da indústria.