Já que a Disney não vem: relembre três parques de diversão do Brasil

Houve boatos de que a Disney viria para o Brasil, mas a empresa desmentiu os rumores.

Recentemente, surgiram especulações nas redes sociais sobre a possibilidade da Disney planejar a criação de um parque temático em São Paulo.

Os entusiastas notaram sinais como a realização de uma convenção da empresa na cidade e investimentos na área turística da Serra Azul, o que alimentou a ideia de um parque na região.

A Disney, no entanto, desmentiu tais hipóteses, informando à Exame que, atualmente, não tem planos de construir parques na América Latina.

Apesar da negação da empresa, os boatos foram o bastante para despertar lembranças nos leitores sobre os parques de diversões populares no Brasil nas décadas de 1990 e 2000.

Você lembra quais são? Criamos uma lista especial para te ajudar nessa recordação. Confira!

Playcenter

O Playcenter, um dos primeiros grandes espaços de São Paulo, abriu suas portas em 1973, trazendo diversão inspirada nos parques dos EUA e Europa.

Fundado por Marcelo Gutglas, o parque encantou mais de 60 milhões de visitantes até seu fechamento em 2012.

Inicialmente modesto, evoluiu com a chegada de atrações tecnológicas como Monga, Montanha Encantada e Roda Panorâmica, além do sucesso das ‘Noites do Terror’ anuais desde 1988.

A crise em 1995 e acidentes em 2010 e 2011 afetaram sua reputação. A mudança urbana e os desafios levaram ao encerramento, mas o espaço foi vendido recentemente para a Cacau Show, que pretende criar um parque temático sobre chocolate.

Além disso, a marca Playcenter continua em operação com o Playland e outros parques indoor nos shoppings de São Paulo.

Playcenter enquanto era ativo – Foto: Reprodução

Cidade da Criança

Inaugurado em outubro de 1968, o Cidade da Criança é o pioneiro entre os parques temáticos do Brasil, situado em São Bernardo do Campo, atrás dos antigos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Nos anos 70 e 80, era considerado o cartão-postal da cidade, ocupando uma área de 38 mil metros quadrados com 35 brinquedos, incluindo o icônico tobogã e o teleférico.

Na década de 1990, enfrentou desafios, fechando em 2005 por falta de manutenção. Após reabertura em 2010, o parque ainda opera, resistindo à pandemia e oferecendo 40 atrações, como Kamikaze, Spinning Coaster, Autopista, Trenó aquático e Túnel do terror.

Pioneiro no Brasil, parque resiste até hoje – Foto: Reprodução

Terra Encantada

O Terra Encantada, um dos maiores parques temáticos do Brasil, ocupava 200 mil metros quadrados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, com a ambição de ser a “Disney no Rio”.

Baseado na cultura brasileira, o espaço atraiu cariocas nos anos 2000 com atrações como Cabhum e a montanha-russa Monte Makaya.

Apesar das filas e reputação, a alta inicial de 220 milhões de dólares não se converteu rapidamente.

Em 12 anos, enfrentou concordata com dívida de 150 milhões de reais. Fechou em 2010, após um acidente fatal na montanha-russa e a interdição pela Defesa Civil, deixando o terreno abandonado desde então.

Famoso no Rio de Janeiro, parque infelizmente fechou devido a empecilhos diversos – Foto: Reprodução

você pode gostar também