Diretor de 'Tekken' recorre aos fãs para trabalhar representatividade no jogo

Katsuhiro Harada, diretor de 'Tekken', analisa as críticas sobre a representatividade de seus personagens por meio de conversas com seus fãs na rede social.

Katsuhiro Harada, renomado diretor por trás de muitos jogos da icônica franquia ‘Tekken‘, recentemente tomou as redes sociais para uma missão especial: obter feedbacks do visual de personagens, com foco especial em Julia e Michelle Chang.

Criador de ‘Tekken’ se depara com críticas em design de personagens

Em uma postagem descontraída no seu perfil do X (antigo Twitter), Harada respondeu a um fã nativo norte-americano que levantou a questão sobre a representatividade em personagens do jogo.

Entre as figuras mencionadas estavam Nightwolf, de Mortal Kombat, e Julia Chang, de ‘Tekken’.

No centro dessa discussão estão Julia e Michelle Chang, duas personagens que marcaram presença desde os primeiros dias de ‘Tekken’.

A crítica à pena no cabelo de Julia levanta questões mais amplas sobre representação e estereótipos nos jogos.

Apesar dos comentários positivos do jogador, Harada mostrou estar preocupado com o visual dos personagens, começando por uma explicação sobre a origem dos presentes até hoje.

Harada lembrou que os personagens foram criados nos anos 90, uma era em que os fliperamas reinavam.

O desafio era criar lutadores com personalidade que fossem imediatamente reconhecidos, isso sem uma história de origem bem desenvolvida, tudo em questão de segundos.

De acordo com o diretor, algumas pessoas que jogaram não estavam felizes com o visual dos personagens, citando elementos característicos e rotulando os designs como estereotipados.

As reações às preocupações de Harada podem afetar o futuro destas personagens em ‘Tekken 8’, a próxima grande aposta da franquia.

O desafio do design na era moderna dos games

Julia e Michelle Chang foram apontadas como personagens estereotipadas – Imagem: Victor Selkovtsk/Bandai Namco/Reprodução

O dilema enfrentado por Harada é criado com a evolução do próprio universo dos jogos. À medida que os games se transformam em experiências mais imersivas, o visual e o conceito de personagens se torna muito importante para gerar conexões mais profundas com os jogadores.

No entanto, as raízes da franquia ‘Tekken’ estão firmemente plantadas na velocidade e na instantaneidade dos fliperamas dos anos 90.

O diretor não apenas reconhece as críticas, mas também ressalta a necessidade de equilibrar a tradição com a demanda crescente por narrativas mais ricas e personagens mais complexos.

Esse é um desafio que a indústria dos games enfrenta em vários aspectos, e a busca por feedback diretamente da comunidade é um sinal de uma abordagem mais colaborativa para enfrentar tais mudanças.

Qual será o futuro de ‘Tekken 8’?

Com a data de lançamento de ‘Tekken 8’ se aproximando, a pressão está sobre a equipe de desenvolvimento para equilibrar a nostalgia com uma visão atualizada e inclusiva do design de personagens.

A espera até 26 de janeiro promete ser recheada de expectativas e especulações sobre o que o próximo capítulo da saga ‘Tekken’ trará com Julia e Michelle Chang para os fãs ansiosos.

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