Veja as principais diferenças entre os jogos de cartas de ‘Yu-Gi-Oh’ e ‘Pokémon’
Sucessos dos jogos e da televisão, 'Pokémon' e 'Yu-Gi-Oh' se tornaram verdadeiros fenômenos em jogos de cartas por todo o mundo.
Conhecendo mais profundamente o mundo dos jogos de cartas, você vai se deparar com uma infinidade de jogos e técnicas diferentes para manusear um baralho. Dentre os tipos de baralhos, temos, por exemplo, os cards de Pokémon e de Yu-Gi-Oh. Mesmo apresentando semelhanças, são completamente diferentes.
Ao pensar sobre colecionar cartas de monstros ou bichinhos, essas duas franquias serão certamente sua porta de entrada nesse mundo, sendo os jogos mais populares do cenário. A familiaridade é notável, visto que a origem se dá em obras japonesas. Contudo, as regras que regem o jogo trilham caminhos diferentes.
Em questão de franquia, Pokémon se estabeleceu primeiro, sendo um fenômeno dos videogames. Assim, conquistou o mundo ocidental, abrindo margem para explorá-lo de diversas formas, a fim de gerar ainda mais lucros.
Entretanto, o jogo de cartas chegou aos Estados Unidos apenas em 1999, sendo jogado atualmente em mais de 70 países pelo mundo.
O Pokémon game card surgiu do game “Pocket Monsters Red and Green”, que teve suas bases aplicadas e adaptadas. O sucesso acumula um seriado animado de muito valor na cultura japonesa, além de filmes e um novo game chamado “Pokémon Go“, que segue fazendo sucesso no mundo todo.
Em relação ao “Duel Monster”, a franquia de Yu-Gi-Oh começou de forma mais tímida com um mangá de pouco sucesso. Ao surgir algum assunto em relação ao jogo de cartas, a Konami, que é a empresa responsável, desenvolveu as cartas seguidas da série animada, que veio no sentido de promover o jogo.
Como resposta, o anime foi um sucesso, que elevou a questão impopular do mangá e ajudou a promover ainda mais a venda das cartas. O pensamento da Konami na época era o de rivalizar com as vendas de Pokémon. Contudo, em nenhum momento essa foi a questão real para “Duel Monster”, que se estabeleceu muito bem sozinho.
Vendas e principais diferenças
Atualmente, em relação às vendas de cartas, Yu-Gi-Oh venceu a disputa comercial com a marca de um bilhão de diferença, e isso apenas no ano passado. Esse favoritismo pelo jogo de monstros se dá pelo apego da franquia, que se estabeleceu muito bem. Além disso, há a jogabilidade, que se transforma com o lançamento de novas cartas.
A relação de Pokémon está mais próxima ao ato de colecionar as cartinhas. Ainda que o jogo seja divertido e tenha adversários para enfrentar, a prática do duelo de Yu-Gi-Oh se renova a cada conjunto de cartas novas. Nelas, implementam-se diversos tipos de sistemas de fusões, elementais, synchro e uma infinidade de possibilidades para decks.
As maiores diferenças estão ligadas à forma como o jogo se desenvolve. Assim, enquanto os pokémons evoluem, no “Duel Monster” as coisas são mais seguras com seus monstros, pois a facilidade de controlá-los e de executar estratégias mais alucinantes torna-se possível pela diversidade de cartas mágicas e armadilhas.
Há jogos para todos os tipos de pessoas, e aqui temos Pokémon e Yu-Gi-Oh, dois exemplos similares de jogos que representam melhor o estilo de cada jogador. Desse modo, o que trouxer mais diversão se estabelecerá como favorito.