Estudo revela como a diferença de idade afeta a harmonia entre casais

Embora esse seja um grande tabu, a ciência disponibilizou uma pesquisa revelando a diferença de idade ideal para relacionamentos duradouros.

Foto: Reprodução

Encontrar a pessoa perfeita para dividir a vida é um sonho que alimenta o coração de muitas pessoas. Alguns passam a vida inteira em busca desse amor verdadeiro, explorando caminhos diferentes e cruzando inúmeras jornadas, porém, sem encontrar o resultado almejado. Por outro lado, há aqueles sortudos que encontram sua alma gêmea.

No entanto, em alguns casos, o amor pode levar a relacionamentos com pessoas mais velhas. É aí que surgem alguns questionamentos: isso pode ser considerado um problema? Será que a diferença de idade tem algum impacto nos relacionamentos amorosos?

Para responder a essas indagações, a ciência realizou uma análise, e uma pesquisa conduzida pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, foi elaborada.

De acordo com esse estudo, as pessoas que têm uma diferença de idade superior a cinco anos têm uma porcentagem de chances maior de enfrentar o divórcio no futuro, cerca de mais de 15%.

Essa constatação pode parecer surpreendente à primeira vista, mas especialistas têm apontado para possíveis razões que explicam essa tendência.

Por que esse tipo de relacionamento pode não dar certo?

Quando há uma diferença muito exorbitante, é perceptível que cada indivíduo está vivendo uma fase diferente da vida em diversas áreas, como carreira, interesses pessoais e desenvolvimento emocional, e isso pode gerar dificuldades de compreensão, empatia e conexão.

É válido destacar que críticas constantes em relação ao relacionamento também podem contribuir no desgaste de uma relação ao longo do tempo, causando sintomas como ansiedade e muitos outros, o que leva ao enfraquecimento do vínculo.

Porém, não há como afirmar que isso é uma regra fixa, pois há exceções e casais totalmente diferentes que conseguem superar barreiras e construir uma relação sólida e duradoura, independentemente da diferença de idade.

Por outro lado, estudos indicam que casais com uma diferença de idade de cerca de um ano têm menor chance de se separarem, o que sugere haver uma maior compatibilidade entre ambos.

você pode gostar também