Nesse post ‘Top 10 Dicas para uma entrevista de emprego’ vamos te mostrar o que fazer quando te selecionam e convidam para participar de um processo seletivo. Siga as dicas para se dar bem!
1 – Desde o início mostre interesse
Essa dica é a primeira e é muito importante. Procure sempre ter em mãos todas as informações sobre a empresa, o cargo, se precisar pesquise na internet a proposta da empresa e um pouco da sua história.
Visite – se possível – o site da empresa e os perfis em redes sociais. Essas informações são muito importantes em uma conversa com o recrutador no dia da entrevista.
2 – Dê atenção as roupas no dia da entrevista
Você precisa se lembrar que ir a uma entrevista é diferente de se arrumar para sair. Toda empresa tem um “dress code” – código de vestimentas. É importante se informar sobre isso antes de ir até a entrevista. Por exemplo: algumas empresas permitem bigode e barba, outras não, outras empresas tem a famosa “sexta-feira casual”, outras não.
Na dúvida aposte sempre em roupas sociais, discretas e com calçados simples, de cores não muito chamativas. Cabelo cortado e barba feita são sempre bem vistos. Não exagere no perfume.
3 – Pontualidade
Essa dica para uma entrevista de emprego é simples: Sempre chega antes da hora. É melhor aguardar no local tranquilamente do que se atrasar ou se chegar no horário cravado e suando.
Se puder, calcule a rota, horário dos ônibus, metrô e trens e sempre leve uma grana extra para emergências. Chegar no horário mostra respeito com o entrevistador e com a empresa. A pontualidade é sempre levada em consideração.
4 – Sinceridade nas respostas
Numa entrevista de emprego não tente aumentar as coisas, criar situações ou simplesmente mentir. Além de arriscado, cedo ou tarde você cairá em contradição. O entrevistador sempre sabe como fazer perguntas para pessoa se contradizer e também sabe como detectar mentiras. Então, use sempre a sinceridade.
5 – Fale o necessário, com respostas diretas e com conteúdo
Fale sobre seu histórico profissional (caso exista), suas habilidades, escolaridade… Mas cuidado para não falar demais. Foque na pergunta e responda o básico, sempre com conteúdo.
Caso apareçam perguntas sobre seus objetivos profissionais na empresa, responda a verdade. Se for perguntado, fale sobre as coisas que você faz para passar o tempo, como leitura e prática de esportes por exemplo.
Mesmo que o entrevistador deixe a entrevista mais descontraída, foque nas perguntas, pode ser que ele faça esse tipo de “pegadinha” para ver até onde você perde o foco e “entra na brincadeira”.
6 – Cuidado com sua linguagem corporal
Você já deve ter ouvido falar que o corpo fala. Existem vários livros e textos pela internet sobre o assunto. Evite ficar de braços cruzados, não demostre medo e sempre olhe o entrevistador nos olhos.
Mantenha sempre a postura ereta, faça contato visual com o entrevistador sempre. Ao chegar, aperte a mão com firmeza e segurança. Tudo isso é observado pelo entrevistador.
7 – Cuidado com suas Redes Sociais
Muitas empresas hoje em dia pesquisam sobre o candidato nas Redes Sociais. Fotos, textos, postagens compartilhadas… tudo. Muito cuidado com o tipo de material que você posta e compartilha. De todas as dicas para uma entrevista de emprego, essa é uma das mais importantes hoje em dia.
8 – Não entre em debate de opiniões com o entrevistador
Durante a entrevista o foco é conhecer seu perfil profissional e observar seu comportamento. Você não está numa roda de amigos discutindo futebol ou política, não esqueça disso. Caso seja perguntado, responda o básico, sem entrar no mérito de seus gostos e escolhas, evitando debates desnecessários.
Muitos entrevistadores falam sobre futebol ou política para observar o comportamento do entrevistado. Cuidado.
9 – Se for perguntado fale sobre seus defeitos e limites
Não é vergonha falar que não sabe alguma coisa. Pelo contrário, a sinceridade é sempre muito bem vinda na entrevista. Quem conhece suas limitações sabe até onde pode ir, sabe de onde começar e o ritmo que pode trabalhar.
O entrevistador, pode pedir para você falar de suas qualidade e logo depois pode pedir para você falar sobre seus defeitos. Cuidado com mais essa pegadinha.
10 – Não esqueça de fazer perguntas relevantes
Na maioria das entrevistas, no final da entrevista, o entrevistador perguntará se você tem alguma pergunta ou dúvida. É nesse momento em que ele vai observar se você sabe de algo sobre a empresa ou tem perguntas relevantes.
Você pode fazer perguntas sobre a empresa, carreira, sobre horários… Mas faça perguntas relevantes.
Esperamos que essas dicas possam te ajudar e que esse post ‘Top 10 Dicas para uma entrevista de emprego’ possa te ajudar!
Mais dicas em breve!