‘Do you speak English?’: Traduções mais procuradas pelos brasileiros e dicas para se comunicar em uma viagem
Seja em inglês ou em outra língua, essas dicas podem salvá-lo(a) em qualquer lugar!
Muitas pessoas sonham sair do país e viajar pelo mundo, conhecendo diversos lugares e aprendendo sobre culturas diferentes. “Turistar” é mesmo maravilhoso, mas a barreira linguística pode ser um enorme problema.
Comunicar-se fora do país pode ser realmente desafiador para muitos brasileiros, uma vez que mais da metade da população não sabe falar nem o básico do idioma inglês, que é a língua mais popular do planeta.
Por sua vez, isso pode gerar muita frustração aos turistas, trazendo situações desconfortáveis e impedindo novas amizades. Saber se comunicar é ideal para não passar por problemas no exterior.
Com base nisso, separamos nesta matéria algumas das frases mais ditas em outros idiomas e suas traduções para o português. Sabendo disso e com algumas dicas, você poderá se sentir mais confiante para superar esses obstáculos linguísticos.
Frases mais ditas em conversas com estrangeiros
- “Thank you.” = Obrigado
- “Sorry, I don’t speak English” = Desculpe, eu não sei falar inglês. (Esta frase também pode ser usada para qualquer idioma, basta trocar “English” pelo idioma do país no qual se encontra.)
- “How much does it cost?” = Quanto isso custa?
- “Can you help me, please?” = Você pode me ajudar, por favor?
- “Where’s the nearest street/hotel/restaurant?” = Onde fica a rua/o hotel/o restaurante mais próximo?
- “Do you speak Portuguese?” = Você fala português?
Essas são apenas algumas das frases popularmente ditas e as mais traduzidas pelos brasileiros. Por isso, é importante seguir algumas dicas para não se sair mal em uma viagem.
Dicas para ajudar durante a viagem
Primeiro, sempre peça ajuda. Nunca fique com medo, pois muitos gostam de ajudar e isso pode facilitar suas viagens, independentemente do país.
Usar expressões e linguagem corporal também pode salvar. A própria mímica é algo quase universal, isso porque os gestos são compreendidos facilmente por qualquer pessoa.
Outra dica importante é sempre anotar informações, como nomes de locais, números e palavras-chave que possam auxiliar na hora de pedir ajuda.
Já existem diversos meios de tradução, então lembre-se de guardar consigo algum dicionário ou ter acesso à internet para traduzir as informações passadas por aqueles que o(a) ajudam.
Por fim, e talvez a dica mais importante, sempre pesquise a cultura, os costumes e as frases comuns de qualquer local para o qual fará a viagem. Ter essa noção já fará com que você não se desespere na hora de interpretar alguma coisa.
Além disso, tente transparecer simpatia e paciência, afinal de contas, é muito mais fácil ajudar alguém calmo e aberto.