'Devastador': assim será 'Oppenheimer', segundo Christopher Nolan

Novo filme de Christopher Nolan, 'Oppenheimer' é um dos longas mais esperados deste ano. Após a estreia, a resposta inicial do público tem dado o que falar!

Mal estreou e a nova obra cinematográfica de Christopher Nolan já está dando o que falar! O diretor compartilhou algumas informações sobre as reações ao seu thriller biográfico, “Oppenheimer”, com os espectadores, descrevendo-o como uma “experiência devastadora”.

Durante uma entrevista à Wired, Nolan falou sobre a resposta inicial do público ao filme:

“Algumas pessoas estão saindo do filme completamente arrasadas. Elas estão sem palavras. Quero dizer, há uma dose de medo presente na história e nos fundamentos dela. Mas o amor entre os personagens, o amor nos relacionamentos, é tão poderoso como sempre foi nas minhas obras.”

Na mesma entrevista, Nolan revelou que, ao mostrar sua obra a outro cineasta, ele o considerou que o filme poderia ser tratado facilmente como uma ramificação para o gênero de terror, já que desperta sentimentos atrelados ao medo e ao desespero.

Imagem: Universal Pictures

“É uma experiência intensa porque é uma história intensa. Recentemente, mostrei o filme a um colega cineasta que o descreveu como um tipo de filme de terror. Não discordo dessa avaliação.”  

O diretor também acrescentou que, à medida que concluía a produção de “Oppenheimer“, percebeu a presença de um tom mais sombrio que não está presente em seus outros projetos, e que, por isso, entendeu o que seu companheiro de profissão quis dizer em sua primeira percepção.

“Conforme finalizava o filme, notei essa tonalidade que não existe em minhas outras obras, essa escuridão. Ela está presente em Oppenheimer. O filme luta contra isso.”

O que esperar de ‘Oppenheimer’?

“Oppenheimer” é dirigido por Christopher Nolan e promete ser uma verdadeira produção artística, pois a condução do enredo faz o longa-metragem ser impactante, de acordo com o historiador Kai Bird, coautor da obra que inspirou o longa.

Bird descreve “Oppenheimer” como uma exploração fascinante sobre como viver com a bomba atômica e lidar com o macarthismo, além de abordar questões sobre patriotismo, arrependimento, consequências e o papel dos cientistas em uma sociedade dominada pela tecnologia e pressão por respostas imediatas e certeiras.

No centro da trama está J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy (ator de sucessos como “Peaky Blinders”), considerado o “pai da bomba atômica”.

O filme narra a biografia de  Oppenheimer, incluindo a revogação de sua credencial de segurança por se posicionar contra a bomba de hidrogênio, uma decisão que só foi revertida muito recentemente, em 2022.

‘Oppenheimer’ estreia com outros grandes filmes

Usuários do Twitter já começaram a perceber que o mês de julho será disputadíssimo nas salas de cinema: “Oppenheimer” baterá de frente pelos cinemas IMAX com “Missão: Impossível 7” e também (por que não?) entrará na briga para se sobressair pelo público de “Barbie”.  

O elenco do filme também inclui Robert Downey Jr., Matt Damon e Emily Blunt. “Oppenheimer” tem duração de, aproximadamente, três horas, o que o torna potencialmente o filme mais longo de Nolan até o momento, superando até mesmo o seu maior sucesso, “Interestelar” (com 2h49min de duração).

Além disso, o novo longa-metragem receberá restrição de idade, sendo o primeiro filme de Nolan a receber uma classificação “Restrito” (o que significa que menores de 17 anos não poderão assistir ao filme desacompanhados de um adulto) desde “Insônia”, lançado em 2002.

A estreia de “Oppenheimer” nos Estados Unidos está marcada para o dia 20 de julho de 2023, assim como nos demais países que tenham salas IMAX, como o Brasil.  

você pode gostar também