Detective Conan: anime famoso no Japão e quase desconhecido no Brasil 

Detective Conan ganhou sucesso em 1996, com a chegada do anime, dois anos após a criação dos mangás. É o o 3º anime mais assistido do Japão

Detective Conan é uma série criada nos anos 1990, junto a One Piece, que faz sucesso até hoje em seu país de origem, mas aqui no Brasil não tem muitos seguidores. Entretanto, uma de suas derivadas está chegando ao catálogo da Netflix, a Zero’s Tea Time, viemos refletir o motivo da Detective Conan ser tão conhecida.

Leia mais: Netflix está confiante que live-action de One Piece será grande sucesso

Bem, primeiro temos que dizer que a série faz o maior sucesso no Japão, literalmente, ficando ao lado de One Piece. A história acompanha Shinichi Kudo que é um adolescente cujas capacidades de resolver crimes são muito boas.

Certo dia, uma gangue o aborda e o obriga a tomar algo que lhe transforma em criança, o que o faz trocar de identidade para Conan Edogawa – que é uma mistura de dois autores de livros de mistério: Arthur Conan Doyle e Ranpo Edogawa.

Desde então, Conan passa a tentar reverter o efeito daquele medicamento e busca ajuda com o cientista Doutor Agasa, que também cria alguns mecanismos que o ajudam a desvendar seus casos.

Essa dinâmica, de tentar desvendar mistérios, é o que rege toda a série, sem muitas mudanças, a não ser um personagem novo ou, até mesmo, um mistério mais cabeludo. É o exemplo de quando a série adicionou a personagem Ai Habara, que também se transformou em criança. A história é explorada, mas logo volta a dinâmica de resolução de mistérios.

Se formos olhar por esta perspectiva, já podemos imaginar porque a série faz tanto sucesso no Japão. Acontece que os japoneses amam mistérios, isso tem a ver com o autor Ranpo Edogawa que escreve esse tipo de livro no país.

Detective Conan chegou aos Estados Unidos no início dos anos 2000, quando no Brasil, os animes já haviam pedido um pouco de força, devido à chegada de Pokémon.

Devido a situação ruim da TV Manchete, a produção demorou muito para chegar aqui no país. Foi só em 2008, que o material chegou ao Brasil, mas foi o primeiro filme, lançado em 1997 no Japão.

A produção chegou em DVD, com dublagem do estúdio Gabia. Na trama, o detetive tinha que desvendar um mistério onde um criminoso pretendia fazer diversas explosões pela cidade.

Não se tem informações de vendas do DVD, mas as outras sequências de filmes não foram trazidas para o Brasil, o que deve significar que não foi muito bem recebido.

Mas com a chegada das plataformas digitais, outros filmes foram disponibilizados para aluguel, onde a dublagem carrega as mesmas vozes do primeiro filme. Hoje, todos os filmes de Detective Conan estão disponíveis no HBO Max.

Já o anime original chegou ao Brasil apenas em 2020, pela Crunchyroll. Atualmente, a plataforma disponibiliza 123 episódios dos 1.050 que a série possui, tudo legendado em português.

Devido à esta escassez de episódios por aqui, muitos otakus até conhecem o personagem, mas poucos realmente assistiram ou se conectaram com a série.

Quem ficou curioso com a história e gosta de tramas estilo Sherlock Holmes e Agatha Christie, vai adorar conhecer este anime!

você pode gostar também