Desvendando os mistérios da zona hadal, o abismo mais profundo e enigmático da Terra

A parte mais inexplorada do nosso planeta pertence aos oceanos. Saiba tudo o que há para saber sobre a zona hadal, a área mais profunda do mundo.

No centro mais profundo do planeta Terra, encontra-se um lugar sinistro e fascinante conhecido como zona hadal. Esse é um reino mais estranho do que Marte e mais profundo do que os sonhos mais selvagens.

Essa região, cheia de mistérios relacionados aos oceanos, capturou a atenção de muitas pessoas após o infeliz acidente com o submersível Titan há algumas semanas.

Sabemos que existem muitos locais submersos que não são mapeados pela humanidade e acabam tornando-se um grande enigma até mesmo para os estudiosos da área.  No entanto, a zona hadal, embora muitas vezes incompreendida, guarda informações incríveis sobre o poder escondido em nosso planeta.

Desvendando a zona hadal

A zona hadal, também chamada sombriamente de Zona de Hades, é um local sem mapeamento. Para chegar a essa obscura dimensão, é preciso passar para além da região que os mergulhadores chamam de Zona Abissal e ir a mais de 6 mil metros de profundidade em águas turvas.

Esse é o local mais profundo do mundo, dominado pela escuridão e pelo desconhecido, onde, segundo a NOAA (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA), as temperaturas caem absurdamente.

Lá, a pressão é tão grande que se compara a ser esmagado por animais ou objetos gigantes. Veja abaixo uma demonstração de quão profunda é a zona hadal:

Imagem: Wikipedia/Reprodução

Ao adentrar ainda mais nas profundezas, é possível alcançar os extremos abissais de 10 mil metros, onde se encontram as barreiras submarinas mais profundas do mundo, imersas em uma solidão assombrosa.

Também chamada de “lugar da morte“, a zona hadal recebe esse nome devido à escassa concentração de nutrientes nessa região.

Essa zona, localizada principalmente no Oceano Pacífico, está longe de ser o destino ideal para mergulhadores com escafandros, pois, surpreendentemente, a quantidade de criaturas na zona hadal é baixa, exceto na Fossa das Marianas, a parte mais profunda desse ambiente.

Criaturas interessantes  

Intrépidos exploradores que se aventuram até o leito do nosso planeta descobriram espécies intrigantes. Conhecida como fauna hadopelágica ou hadal, esse grupo de criaturas é resiliente e se adaptou à alta pressão e ausência de luz.

Dentro dessa comunidade, encontramos criaturas fascinantes, como os intrigantes polvos-dumbo, o peculiar peixe-rato, as estrelas-frágeis resistentes (uma espécie de estrela-do-mar), os singulares pepinos-do-mar e as etéreas águas-vivas.

Esses sobreviventes extremos compartilham um mundo sombrio e pressurizado com os anfípodes marinhos, pequenos crustáceos capazes de prosperar nesse ambiente inóspito.

Porém, embora tenha uma variedade interessante de espécies com vida, há uma ausência que não passa despercebida para nenhum cientista: as plantas. Na zona hadal, a vegetação não está presente devido à falta de luz solar.

Sem a luminosidade necessária para a fotossíntese – processo vital que alimenta os pulmões verdes de nosso planeta – as plantas não podem sobreviver. Essa falta de fotossíntese implica na ausência total de vegetação, privando os corajosos habitantes locais de vizinhos exuberantes.

Assim é a zona hadal, o abismo mais profundo da Terra, onde apenas as espécies mais destemidas ousam habitar em um ambiente onde a luz da vida mal consegue penetrar, envolvido em diversos mistérios.

você pode gostar também