Desenvolvedor diz que se preocupa com desempenho do Xbox; entenda
CEO da Red Mountain Studio diz acreditar que o Xbox Series S seja deixado como secundário por conta de seu desempenho em 1440p/60fps.
Recentemente, os gamers viram um grande avanço para o desempenho de jogos em consoles. Com o lançamento do PlayStation 5 com sistema de armazenamento em SSD, houve uma melhora considerável quanto à velocidade de desempenho de muitos jogos.
Logicamente, essa melhora já era vista nos PCs há muitos anos. Afinal, como todos sabem, em termos de desempenho, são poucos os que podem bater a capacidade dos computadores.
Porém, muitos ainda preferem a praticidade dos consoles, sendo que é basicamente colocar na tomada e jogar. No entanto, essa pode não ser sempre a melhor possibilidade.
Normalmente, os consoles são ligados a televisões para se aproveitar a melhor qualidade de pixels. Por isso, atualmente, tem sido um dos principais focos das desenvolvedoras de jogos e consoles adaptá-los para as maiores quantidades de pixels.
Conforme todos sabem, hoje em dia, a maior qualidade é o 4K. Mesmo já existindo o 8K, a falta de produtos voltados para tamanha qualidade torna o uso um pouco inviável, tornando o 4K o mais interessante para quem busca a melhor qualidade.
No entanto, quando discutimos sobre qualidade de imagem x desempenho, o tamanho mais comum é o 1440p.
Xbox Series S consegue aguentar o 1440p?
A resolução de imagens em 1440p é a intermediária entre 1080p, ou Full HD e o 4K. Mas não a confunda, pois o 1440p é conhecido como Quad HD e não corresponde à resolução 2K. Sendo essa uma resolução de 2048 x 1080 pixels, enquanto a Quad HD é a resolução de 2560 x 1440 pixels.
Mas, afinal, porque toda essa explicação sobre as resoluções? Para qualquer gamer que queira jogar seus jogos favoritos da forma mais bonita possível, as resoluções são muito importantes. Mas de nada adianta ter uma boa resolução sem um bom desempenho.
Atualmente, as principais plataformas da geração, sendo elas PC, PS5 e Xbox Series S, oferecem a capacidade de rodar os jogos a 60 fps (frames por segundo) em uma resolução de 1440p.
No entanto, em recente entrevista, o CEO da Red Mountain Studio, desenvolvedora de “The Crown of Wu”, revelou ter preocupações quanto ao desempenho do Xbox Series S.
De acordo com Carlos Montero, CEO da empresa, apesar de ter tecido críticas positivas para a acessibilidade do Series S quanto ao seu preço e ao sistema interligado com o Xbox Game Pass, talvez esse preço não seja o suficiente para cobrir a falta de desempenho para os jogos da nova geração.
Com a melhora das tecnologias, tal qual o “Ray Tracing”, é difícil manter o equilíbrio entre desempenho e qualidade, deixando, dessa forma, o console como segunda opção para os jogadores. Suas exatas palavras foram:
“Será difícil manter os 1440p/60fps para os jogos mais exigentes desta geração. Por mais que a Microsoft queira vender dessa forma, não penso que a maioria dos consumidores vai comprar um Xbox Series S para usá-lo como console principal nesta geração.”
Aos gamers, resta esperar pelos próximos lançamentos para saber se Montero estava certo sobre sua afirmação.