Descoberta surpreendente: material viking de mil anos é encontrado no porão de norueguesa
Os materiais são, na verdade, barras de ferro. Veja todos os detalhes!
Já imaginou encontrar um pedaço da história em sua casa? Foi o que aconteceu com a norueguesa Grete Sørum, que estava limpando o porão dos pais e se deparou com uma grande parte do passado bem ali, pertinho de si.
Isso porque ela encontrou 32 lingotes de ferro, que tinham sido descobertos originalmente na década de 80, por seu pai. Entretanto, parece que os objetos ficaram esquecidos no porão. O verdadeiro tesouro viking encontrado pelo pai da norueguesa durante uma escavação de um poço, localizado em Valdres.
Tesouro viking: lingotes tem mais de mil anos
Segundo arqueólogos do Museu Folclórico de Fagernes, para onde Grete levou os lingotes de ferro, os objetos têm mais de mil anos de idade e se tratam de um tesouro viking.
Todos eles apresentam o mesmo formato e tamanho, com cerca de 50 gramas e um buraco em uma de suas extremidades. Essas características sobre os lingotes de ferro indicam que as peças eram usadas como moeda de troca e que eram presas por alguma coisa que teve um desgaste com o tempo.
Tudo indica que uma antiga estrada real de Bergen passava pelo local em que o pai de Sørum escavou na década de 80 e encontrou as barras. O ferro era uma mercadoria bem importante para a época Viking, usado principalmente para armas, tampas e rebites. Por isso sua comercialização era bem ampla nos tempos antigos.
Veja o tesouro viking encontrado pela jovem norueguesa:
O arqueólogo Kjetil Loftsgarden explica para o portal NRK que não é a primeira vez que esse tipo de barras de ferro são encontradas. Isso porque a intenção era que isso fosse enterrado para alguém encontrar novamente um tempo depois. Confira a explicação:
“Nós as chamamos de ‘descoberta de cache’, porque parece que alguém as enterrou para escondê-las. A ideia era encontrá-las depois, por isso, muitas vezes, podem ser identificadas próximas de pilha de pedras ou perto de antigos assentamento.”
Segundo informações, Valdres era uma região conhecida por sua produção grande de objetos, como estes. Existem registros de objetos de ferro que eram retirados dos vales e montanhas entre 900 e 1200 d.C., com algumas evidências que datam até 200 d.C. Impressionante!