Descoberta aponta que os neandertais também possuíam capacidade simbólica
Além da nossa espécie, os cientistas identificaram que os neandertais também possuíam símbolos.
Uma equipe de pesquisadores relatou um achado sobre a capacidade simbólica de neandertais. Os resultados foram publicados na revista Nature Human Behaviour. Essa descoberta mudou o que se pensava da exclusividade da espécie humana em atribuir símbolos a objetos, pois foi descoberto que os neandertais usavam símbolos também.
Os neandertais compartilharam entre gerações uma forma de simbologia
A descoberta foi anunciada pela universidade de Algarve e a investigadora Ana Abrunhosa fez parte da equipe. Ela faz parte do Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano da Universidade do Algarve. A coordenação da pesquisa ficou sob responsabilidade de Enrique Baquedano, arqueólogo, Juan Luis Arsuaga, paleontólogo, e Alfredo Perez González, geólogo.
A forma como os pesquisadores perceberam que os neandertais tinham a capacidade de atribuir símbolos foi analisando o uso de crânios de animais como troféu de caça. Durante a pesquisa nas grutas em Pinill del Valle em Madri, foram encontrados crânios de Herbívoros, todos com as mesmas características: todos estavam sem a mandíbula superior e o cérebro, deixando parte do crânio com os chifres. Esse grupo de neandertais viveu nessa região por mais de 40 mil anos.
De acordo com os pesquisadores, essa simbologia se manteve durante muitas gerações, ou seja, existia uma tradição nesse ritual. Na construção do artigo participaram também pesquisadores do Museu Nacional de Ciências Naturais de Madri. Até o momento, imaginava-se que apenas a nossa espécie tinha a capacidade de atribuir símbolos, mas essa descoberta prova o contrário.
Enrique Baquedano, diretor do Museu Arqueológico e Paleontológico de Madri, comentou sobre a capacidade simbólica de neandertais:
“Até agora, a nossa espécie tinha sido considerada a única com capacidade de atribuir conceitos a símbolos, uma teoria que, com base nesta descoberta, nos obriga a partilhar este atributo intelectual com os neandertais.”
Além dos crânios, foram encontradas ferramentas líticas usadas pelos neandertais, feita com materiais disponíveis como rochas e cristais. Assim, essa espécie não dependia de uma única matéria-prima para desenvolver maneiras de realizar atividades diárias.