Hora da prova: você tem apenas 5 segundos para encontrar o aluno que está colando

Os professores veteranos de plantão vão conseguir resolver esse desafio.

Frequentemente nos deparamos com ilusões de ótica que nos intrigam e nos fazem sentir desafiados. Afinal, confiamos demais naquilo que vemos e não aceitamos deixar de enxergar algo que está ali, bem debaixo de nossos narizes.

A ilusão de ótica que tem dado o que falar na internet traz uma cena que é velha conhecida dos professores. Após anos de prática, isso não deve ser nenhum desafio para eles, mas será que você consegue identificar o aluno colando na imagem?

Aluno espertinho

Toda sala de aula tem aquele estudante espertinho que deixa tudo para última hora, até mesmo estudar para uma avaliação. É o que vemos retratado aqui nessa imagem: enquanto a professora aplica uma prova para a turma cheia, um dos alunos preferiu encontrar um atalho.

Os professores já avistaram o trapaceiro desonesto ao bater o olho, mas e você, será que consegue? O desafio é analisar a foto e identificar o estudante que está colando em apenas cinco segundos. Valendo!

Ilusão de ótica.
Imagem: Bright Side/Reprodução

Deduramos o aluno para você

Caso você não tenha conseguido identificar o estudante, nós o mostraremos para você. Ele está na última fileira, como de praxe, à esquerda da imagem. Podemos perceber que há anotações em sua mão e que o pobre coitado nem soube esconder direito.

Ilusão de ótica.
Imagem: Bright Side/Reprodução.

Em sala de aula, essa habilidade pode ser a diferença entre permitir que alguém trapaceie ou fazer com que a justiça seja feita. Afinal, não é nada justo para os alunos que passaram dias estudando que um espertinho consiga ir bem simplesmente lendo as respostas.

A ciência por trás das ilusões de ótica

Essas ilusões funcionam porque nosso cérebro é bombardeado com o grande fluxo de informações presentes na imagem. Aqui, por exemplo, temos vários alunos em uma sala de aula, além da professora.

Por serem todos semelhantes entre si e estarem em posições diferentes, temos dificuldades para distinguir os detalhes. Porém, um olho treinado é capaz de passar por cima das distrações e ir direto ao que interessa.

você pode gostar também