Dentro ou fora da geladeira? Saiba onde frutas, verduras e legumes devem ser guardados
Para cada alimento, a resposta pode variar. Confira qual é o tipo de armazenamento ideal de cada um.
A sabedoria popular tem muito a dizer sobre como armazenar diferentes alimentos em nossa residência. Algumas pessoas preferem deixá-los fora da geladeira, enquanto outras acreditam que, na verdade, a refrigeração pode fazê-los durar mais. Porém, quem está certo nessa discussão?
A resposta é: depende. Isso porque existem alimentos que podem se beneficiar das baixas temperaturas e até é melhor que fiquem na geladeira, já outros podem ser prejudicados pela baixa temperatura.
Por isso, confira a seguir quais frutas e verduras devemos guardar ou não na geladeira.
Refrigerar ou não refrigerar? Eis a questão
Algumas frutas e verduras devem ser colocadas na geladeira, já que as baixas temperaturas ajudam a retardar a ação de microrganismos e bactérias que se alimentam delas. Ao refrigerarmos esses alimentos, freamos a proliferação desses agentes.
No entanto, outros vegetais não devem ser levados à geladeira, pois isso pode prejudicar seu sabor e textura. A razão é que o frio pode influenciar a umidade desses alimentos, deixando-os mais duros, aguados, pálidos, entre outros efeitos indesejados.
Além disso, as baixas temperaturas podem causar ou retardar reações químicas em frutas e verduras. Alguns alimentos, por exemplo, podem ter moléculas se transformando em açúcar, alterando completamente o sabor e a textura que esperamos deles.
Quais frutas e verduras devemos levar à geladeira?
Morango, mamão, uva, melão, laranja, limão e abacaxi são alguns exemplos de frutas que devem ser conservadas na geladeira. Essa atitude permitirá que o sabor se mantenha por mais tempo, além de demorarem mais para estragar.
Já do lado das verduras, alface, espinafre, agrião e outros vegetais folhosos devem ser mantidos na geladeira a fim de conservá-las por mais tempo. Além de conservar suas propriedades por mais tempo, também fará com que possam ser consumidas depois.
E quais devemos manter longe do refrigerador?
Quanto às frutas, não existe uma restrição, todas podem ir ao refrigerador. Porém, existem aquelas que não precisam ir, como a banana e o abacate, por exemplo, já que têm etileno e, por isso, podem ficar fora da geladeira sem prejuízos.
Quanto aos vegetais, o ideal é que não se coloque tubérculos e raízes. Por isso, batata e mandioca devem ser mantidas fora da geladeira. Isso acontece porque o amido se transforma em açúcar mais rapidamente no frio.