Decepção para o paladar e o meio ambiente: canudos de papel são menos eficientes que opções em metal ou vidro
Canudos de papel, inicialmente vistos como alternativa sustentável, agora são alvos de questionamento. Entenda!
O uso de canudos de plástico traz sérios problemas ao meio ambiente. Essa informação não é nenhuma novidade. Os motivos pelos quais eles não são bons para o meio ambiente começam com o fato de que demoram centenas de anos para se decompor, poluindo oceanos, rios e solos.
Além disso, os animais marinhos e as aves confundem os canudos com comida, o que causa danos futuros à saúde deles. Já a produção de canudos plásticos consome recursos naturais e libera poluentes no ar.
Diante desse cenário, a substituição do canudo de plástico por alternativas mais sustentáveis tornou-se uma corrida contra o tempo. Surgiu, então, a ideia dos canudos de papel que, segundo as informações divulgadas até o momento, seriam menos poluentes.
No entanto, a realidade é que nem o canudo de plástico nem o canudo de papel se apresentam como soluções realmente viáveis para combater os danos ambientes com eficiência.
Canudos de papel são piores que os de plástico?
Foto: Freepik/nikitabuida/Reprodução
O que antes parecia ser uma solução perfeita, com o passar do tempo, se tornou uma péssima escolha. Os canudos de papel se mostraram utensílios que se desmancham rapidamente, dificultando o consumo das bebidas.
Como consequência, houve uma produção de canudos mais grossos e robustos. Assim que isso aconteceu, o processo de reciclagem tornou-se um pouco mais complexo e difícil.
Além disso, o fato dos canudos de papel desmancharem com facilidade nas bebidas levanta um grande alerta com relação à saúde das pessoas, visto que seu material pode conter aditivos nocivos para a saúde do nosso corpo quando ingeridos.
Foto: Freepik/Reprodução
Por isso, é importante optar por canudos de papel certificados e que sejam seguros para o contato com alimentos. Ademais, se esses aditivos tornam-se tóxicos para os humanos, o mesmo ocorre com os animais marinhos.
Do ponto de vista ambiental, há um aumento no consumo de recursos naturais (árvores) para a produção do papel quando este não vem de material reciclado, além da emissão de gases no processo de fabricação.
Qual é o melhor tipo de canudo?
Sendo assim, é correto afirmar que as melhores opções continuam sendo os canudos de aço inoxidável ou de vidro.
Eles são fáceis de encontrar nas lojas de utensílios domésticos e até mesmo na internet, estão disponíveis nos mais diversos valores e formatos e, via de regra, acompanham uma escovinha higiênica para facilitar sua limpeza. Alguns deles já vêm em uma embalagem para transporte que te permite guardá-los na bolsa ou mochila e utilizá-los no dia a dia sempre que for necessário.
Assim, além de não precisar mais comprar canudos toda vez que quiser desfrutar de uma bebida geladinha, você também estará colaborando com o meio ambiente.