De ‘O Rei Leão’ a ‘Aladdin’: qual filme da Disney tem mais canções?

Entre no mundo mágico dos musicais Disney e descubra qual filme tem a maior quantidade de canções. A resposta vai te surpreender!

Quando pensamos nos filmes da Disney, além das nossas recordações com as histórias mágicas e encantadoras, com certeza nos lembramos das diversas canções que marcaram as histórias contadas pelo estúdio.

Algumas das músicas do estúdio nos marcam tanto que acabamos ouvindo até hoje, e sempre bate aquela nostalgia gostosa de quando a nossa única preocupação era sentar no sofá e esperar que o nosso filme favorito começasse.

Desde os primórdios, a Disney investiu em trilhas sonoras de fundo, o estúdio logo percebeu que são as músicas com letras emocionantes que dão vida a história, afinal a maioria delas fala sobre o que o personagem está sentindo naquele momento. Entretnanto, você já parou para pensar qual é o filme da Disney que tem mais músicas?

De acordo com um levantamento feito pelo ScreenRant, “Alice no País das Maravilhas” (1951) ostenta o título de o filme com o maior número de canções entre as produções da Disney, com um total de 19 músicas, mesmo que a lista oficial do filme contenha apenas 16 faixas, excluindo algumas breves melodias.

Muitas pessoas se lembram apenas das músicas icônicas, como “Um Bom Desaniversário” e “É Tarde”, que são canções dos personagens Chapeleiro Maluco e Coelho Branco.

No entanto, ao assistir novamente ao filme, outras músicas como “As Rosas Cor de Carmim” e “O Jardim das Flores” também se destacam, embora a obra seja mais conhecida por sua animação vibrante e por seus cenários surreais.

Os filmes clássicos da Disney não eram tão “recheados” de canções como “Alice no País das Maravilhas”. Por exemplo, “Branca de Neve e os Sete Anões” contém nove canções, enquanto “Pinóquio” tem seis e “Bambi”, apenas quatro.

Nessas primeiras produções, as músicas eram incorporadas de forma mais moderada à narrativa, principalmente com o propósito de mostrar as personalidades dos personagens e criar um ambiente específico.

Disney levou o estilo Broadway a um novo nível

Imagem: Reprodução/Disney

A chamada Renascença da Disney, que teve início com “A Pequena Sereia”, em 1989, trouxe uma abordagem mais teatral e grandiosa às canções. Esse movimento transformou as músicas em verdadeiros espetáculos dentro dos filmes, apresentando coreografias elaboradas e letras emocionantes.

Exemplos sempre lembrados desse período incluem “Hakuna Matata”, de “O Rei Leão”, e “Bárbaros”, de “Pocahontas”.

Nesse novo estágio do cinema da Disney, as canções assumiram um papel central na narrativa. Essa fórmula se revelou tão bem-sucedida que continuou a ser empregada e adaptada em filmes posteriores, incluindo as recentes versões live-action, nas quais novas músicas são incorporadas para enriquecer e expandir as histórias originais.

A música se tornou uma poderosa aliada da Disney, tanto em seus filmes clássicos como nas mais recentes adaptações. Seja nos levando ao ambiente havaiano de “Lilo & Stitch” ou à atmosfera mágica de “Aladdin”, as canções permanecem como um dos maiores trunfos dessa gigante do entretenimento.

Esses filmes citados no texto e muitos outros clássicos da companhia podem ser encontrados na plataforma Disney+.

você pode gostar também