Festival do Rio 2023 ocorre em outubro; veja filmes de abertura e encerramento

Conheça as escolhas surpreendentes do Festival do Rio 2023 para seus filmes de abertura e encerramento.

O Festival do Rio 2023, uma das celebrações mais aguardadas do cinema nacional e internacional, revelou surpresas na seleção de filmes que marcarão a abertura e o fechamento do evento, que acontecerá entre os dias 5 e 15 de outubro.

Festival do Rio 2023: filmes de abertura e encerramento

Para dar início às festividades, a animação “Atiraram no Pianista” foi a escolhida. Este é um marco, pois é a primeira vez que o gênero de animação recebe tal destaque na programação.

Dirigido pela dupla Fernando Trueba e Javier Mariscal, “Atiraram no Pianista” conduz o público por uma aventura situada em Buenos Aires, em 1976, na busca pelo músico brasileiro Francisco Tenório Jr.

A animação oferece uma combinação de cores vibrantes e elementos da bossa nova, enquanto desenha um retrato visualmente encantador da cidade do Rio de Janeiro. Confira abaixo:

Já para o encerramento, “Priscilla”, de Sofia Coppola, já especulado como forte candidato ao Oscar, terá a responsabilidade de fechar o evento com chave de ouro.

A obra traz a vida de Priscilla Presley e seu casamento com Elvis Presley à tona, baseando-se no livro “Elvis e Eu”, da própria Priscilla. Com performances de Cailee Spaeny e Jacob Elordi, o filme mergulha na vida privada do casal de maneira sensível e reflexiva.

Diversidade marca o Festival do Rio 2023

O Festival do Rio não se limita a essas obras singulares. Filmes como “O Sequestro do Voo 375”, de Marcus Baldini, e “Pedágio”, de Carolina Markowicz, também fazem parte da diversificada programação, que promete agradar aos mais diversos gostos cinematográficos.

“Lillah Halla com “Levante”, Lúcia Murat com “O Mensageiro”, “Meu Nome é Gal” de Dandara Ferreira e Lô Politi, “A festa de Léo” de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, além do documentário “Mussum”, adicionam ainda mais variedade e profundidade à seleção deste ano.

Esta edição do festival parece decidida a abraçar uma abordagem eclética e inclusiva, tanto em relação aos gêneros quanto às histórias que serão contadas. Sem dúvida, um prato cheio para os apaixonados pela sétima arte.

você pode gostar também