De Hollywood ao mundo: conheça o diretor que deixou Scorsese e Spielberg nas sombras

Apesar de Scorsese ter feito história, existe um diretor cujo recorde permanece imbatível, deixando uma marca indelével no cinema. Conheça a incrível trajetória desse cineasta!

As recentes indicações ao Oscar 2024 trouxeram uma notícia notável para os amantes do cinema.

Martin Scorsese, lendário diretor, foi indicado pela décima vez como Melhor Diretor, desta vez pelo filme ‘Assassino da Lua das Flores’.

Martin Scorsese e Steven Spielberg – Imagem: Reprodução

No entanto, o nome mais indicado ao Oscar permanece inalterado e nas mãos de William Wyler. Com um total de 12 indicações ao longo de sua carreira, ele é um ícone imortal do cinema.

O pódio continua intacto

William Wyler, embora talvez não tão reverenciado nos dias de hoje, deixou uma marca indelével na história do cinema.

Ele dirigiu algumas das produções mais famosas da época, incluindo ‘Ben-Hur’ (1959), ‘A Princesa e o Plebeu’ (1953) e ‘O Morro dos Ventos Uivantes’ (1939).

As 12 indicações ao Oscar que moldaram a grandiosa carreira de Wyler foram por filmes que se tornaram clássicos atemporais.

Cada obra reflete a habilidade única desse cineasta em contar histórias e sua versatilidade em diversos gêneros. Os filmes pelos quais foi indicado são:

  1. ‘Fogo de Outono’ (1936);

  2. ‘O Morro dos Ventos Uivantes’;

  3. ‘A Carta’ (1940);

  4. ‘Pérfida’ (1941);

  5. ‘Rosa da Esperança’ (1942);

  6. ‘Os Melhores Anos das Nossas Vidas’ (1946);

  7. ‘Tarde Demais’ (1949);

  8. ‘Chega de Fogo’ (1952);

  9. ‘A Princesa e o Plebeu’;

  10. ‘Sublime Tentação’ (1956);

  11. ‘Ben-Hur’;

  12. ‘O Colecionador’ (1959).

William Wyler – Imagem: Reprodução

Três longas lhe renderam a estatueta dourada: ‘Ben-Hur’, ‘Os Melhores Anos das Nossas Vidas’ e ‘Rosa da Esperança’. Com tais realizações, Wyler também estabeleceu outros recordes, como ser o diretor com maior número de atores a serem indicados, um total de 36 em seus filmes, com 14 deles conquistando prêmios.

Além disso, Wyler compartilha com Steven Spielberg o recorde de 13 indicações a Melhor Filme. Ambos os diretores contribuíram bastante para a riqueza do cinema, deixando um legado que ultrapassa os anos.

E, embora Scorsese tenha feito história, William Wyler, com suas 12 indicações, permanece como um dos gigantes que moldaram a sétima arte, inspirando gerações futuras de cineastas a perseguirem a excelência.

você pode gostar também