De fracasso de bilheteria a filme cult: Solaris chega ao Disney+

O filme arrecadou apenas US$ 30 milhões de bilheteria, contra os US$ 47 milhões gastos em sua produção. Confira!

Em 2003, foi lançado o filme Solaris, uma ficção científica que gira em torno de um amor interrompido com o desejo de uma segunda chance. A adaptação de Steven Soderbergh foi um grande fracasso de bilheteria, mas acabou virando um filme cult. Agora, chega ao catálogo do Disney+.

Leia mais: Walker Scobell será Percy Jackson em nova série do Disney+

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Stanislaw Lem, que é considerado um dos pilares da ficção cientifica. O livro já tinha sido adaptado outra vez, por Andreï Tarkovski, em uma versão essencial para os fãs do gênero.

Na versão de Soderbergh, que atuou como diretor, roteirista e diretor de fotografia, ele quis explorar os aspectos românticos da história, com a ajuda de George Clooney, que fez parte da produção do filme, além de atuar como protagonista.

Quem conduz o filme é Chris Kelvin, um psicólogo que vai para uma base espacial próxima ao planeta Solaris para apoiar a tripulação, que foi dizimada devido a um acidente não resolvido.

Ao tratar dos sobreviventes, ele acaba encontrando com uma raça de alienígena que consegue fazer réplicas de seres humanos, levando a um encontro emocionante com sua falecida esposa.

Os problemas começam quando a tripulação decide voltar ao planeta Terra, Kelvin entra em um dilema ético e em um conflito com os tripulantes. Toda esta jornada serve para ele avaliar os fracassos de seu relacionamento e tentar entender a morte de sua esposa.

Porém, com o passar do tempo, é descoberto que estas réplicas são fruto de memórias, o que torna ainda mais difícil a questão existencial.

Além de um filme de ficção científica, Solaris é uma produção que também agrada por suas questões filosóficas e emocionais, ganhando prestígio da crítica, sendo um pouco mal entendida pelo público.

Apesar de ser um fracasso comercial, ele tornou-se um filme cult, foi ganhando o gosto do público durante seus quase 20 anos de lançamento.

você pode gostar também